Após o feriado prolongado da Independência, Niterói amanheceu com um intenso congestionamento nas principais vias de acesso em direção ao Rio. O tráfego intenso é resultado do grande fluxo de veículos que retornam à cidade e à capital, após o período de descanso.
No sentido Rio de Janeiro, na Ponte Rio-Niterói, os motoristas enfrentaram um trânsito lento, com uma média de 34 minutos de lentidão. A região mais afetada na Ponte é a da Grande Curva até a Reta do Cais, e a chegada ao Viaduto do Gasômetro, onde o tráfego fica bastante congestionado. Já no sentido Niterói, o fluxo de veículos segue dentro da normalidade, com um tempo médio de percurso de 13 minutos.
A Ecoponte previa um fluxo de 741 mil veículos na Ponte Rio-Niterói durante o feriado da Independência, de quarta-feira (06/09) até hoje, segunda-feira (11/09). Na volta do feriado em direção ao Rio, cerca de 137 mil veículos passarão pela rodovia entre domingo (10/09) e esta segunda-feira (11/09).
De acordo com a Empresa Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), a Av. Jansen de Melo e Av. Marquês do Paraná apresenta fluxo intenso e lentidão no sentido Ponte Rio-Niterói. A R. Benjamin Constant, no Barreto, apresenta fluxo intenso e lentidão sentido Fonseca. A Alameda São Boaventura, no Fonseca, apresenta lentidão e congestionamento no sentido Rio. A Avenida Roberto Silveira, também já apresenta pontos de lentidão.