O restaurante Balada Mix, localizado no Plaza Shopping Niterói, embarcou no projeto “Somos Inclusivos”, piloto na cidade em capacitação de empresas para acolhimento e atendimento às pessoas com vários tipos de deficiência.
Idealizado por Carolina Campos e Ariete Campello, do Instituto Conhecer para Incluir, a Certificação “Somos Inclusivos” gera valor tanto para o ambiente de negócios, como também para a sociedade porque proporciona a identificação de estabelecimentos treinados e capacitados, assegurando e promovendo, condições de igualdade de oportunidade sem qualquer tipo de discriminação, realizando assim, a inclusão e a oferta de atendimento de qualidade às pessoas com deficiência, respeitando suas limitações e legislações vigentes.
A capacitação é feita em duas etapas: na primeira, teórica, é abordada a parte histórica da evolução dos Pcd’s na sociedade, os diversos tipos de deficiência e suas características, legislações e adequações. Na segunda etapa, a prática, a equipe do local passa por vivências com exemplos de situações que podem acontecer no restaurante envolvendo Pcd’s. Após as duas etapas e adequações de métricas, a empresa está apta a receber o certificado, uma placa que ficará exposta no espaço e bottons de identificação, que serão distribuídos entre os membros da equipe do Balada Mix.
“Só inclui quem conhece, e conhecer sobre as deficiências e suas peculiaridades, acessibilidade e as barreiras existentes é o primeiro passo para se promover a verdadeira inclusão. Os deficientes têm voz. Cada um, dentro das suas limitações, tem também amplas virtudes. Conhecer as diferenças, respeitá-las e saber como atendê-los demonstra responsabilidade social”, explica Carolina.
Para Cândida Levy, uma das sócias do Balada Mix, o lado humano precisa vir antes de cargos ou relações comerciais. “A partir do retorno positivo do atendimento diferenciado e acolhedor promovido pelos nossos colaboradores com famílias atípicas, iniciamos o trabalho de capacitação e treinamento prático em parceria com o Instituto Conhecer para Incluir, a fim de nos tornamos um restaurante verdadeiramente inclusivo, sendo o primeiro a estampar o selo “Somos Inclusivos”. Que essa ação sirva de exemplo para outras empresas seguirem o mesmo caminho, permitindo que pessoas com deficiências tenham a mesma acessibilidade e atendimento que os demais”, afirma.