O primeiro foi instalado no bicicletário Arariboia
Os ciclistas de Niterói passam a contar com uma novidade para deixar a bicicleta com a manutenção em dia. O programa Niterói de Bicicleta, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, iniciou, terça (19/9), a instalação de totens de pequenos reparos em diversos pontos da cidade. O mobiliário conta com ferramentas para que os ciclistas realizem manutenções rápidas. O primeiro foi instalado no bicicletário Arariboia, no Centro.
O mobiliário ficará em período de teste por cerca de um mês e depois será colocado nos seguintes pontos: Praia de Icaraí (ao lado da base integrada da PM e Guarda Municipal); Skate Park de São Francisco; CCO do túnel Charitas-Cafubá; Horto de Itaipu; Trevo de Maria Paula; Praça Engenheiro Dr. Ivan da Silva Lima, no Badu; Horto do Barreto; Horto do Fonseca e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Jurujuba.
“A instalação destes totens é mais uma iniciativa da Prefeitura de Niterói para facilitar a vida dos ciclistas da cidade. Com este equipamento, eles poderão realizar pequenos reparos em suas bicicletas nos trajetos diários ou de fim de semana. O primeiro totem servirá de protótipo para os próximos que serão colocados em locais estratégicos, com grande movimento de ciclistas”, conta a coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo.
O totem conta com ferramentas como chave de boca (inglesa) ajustável, extrator/instalador de profissional de pino de corrente, uma chave de raios universal, um jogo de espátulas para pneu, uma bomba de encher acionada por pedal com mangueira flexível e manômetro, uma chave de fenda cruzada e uma chave de fenda simples.
Morador do Barreto, David Barros Maia, que há cerca de um ano adotou a bicicleta como meio de transporte diário, foi um dos primeiros a utilizar o totem de reparo e aprovou a iniciativa. “Há pouco tempo, tive um problema com a minha bicicleta e precisei ir empurrando até em casa para poder consertar. Com a instalação dos totens, vou poder me deslocar até o mais próximo e fazer o reparo”, conta David.
Usuário do bicicletário Arariboia, Maurício Prada Guimarães, também comemorou a instalação do equipamento. “Há quatro meses, uso a bicicleta para trabalhar diariamente e este totem vai ser muito útil para os ciclistas da cidade”, diz Maurício.