O ciclone extratropical já está longe da costa. Depois da passagem do fenômeno que provocou rajadas de até 48 km/h em Niterói, uma massa de ar polar avança pelo país a partir desta sexta-feira (14) e se intensifica no sábado (15). O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói divulgou um aviso de declínio de temperaturas, com início às 00h00 de hoje, dia (14/07) sexta-feira, e término às 06h00 do dia (16/07) domingo.
Uma frente fria avançará sobre o Estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (14/07) causando um declínio acentuado nas temperaturas em Niterói, com previsão de declínio de aproximadamente 12°C na temperatura máxima.
- Sexta-feira (14/07) – Máxima de 23°C e Mínima 18°C.
- Sábado (15/07) – Máxima de 25°C e Mínima 15°C.
- Domingo (16/07) – Máxima de 27°C e Mínima 15°C.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, nesta sexta-feira (14/07), a passagem de uma frente fria e um ciclone extratropical se deslocando pelo oceano deixam o tempo instável em Niterói. A previsão é de céu encoberto a nublado, com chuva fraca a moderada isolada, ventos moderados a fortes e temperaturas em declínio acentuado.
No sábado (15/07), o tempo permanecerá instável na madrugada com previsão de chuva fraca na cidade de Niterói. A nebulosidade terá redução gradual no docorrer do dia com céu nublado passando a parcialmente nublado/claro. As temperaturas serão estáveis e os ventos fracos a moderados.
No domingo (16/07) e na segunda-feira (17/07), a previsão no Município de Niterói é de céu parcialmente nublado a claro, sem chuva. Os ventos serão fracos a moderados e as temperaturas estarão em elevação.
Ventos intensos
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso de ventos intensos para a cidade com início às 09h00 do dia 13/07 (quinta-feira) e fim às 21h00 deste dia 14/07 (sexta-feira).
Um ciclone extratropical associado ao deslocamento de uma frente fria provocará ventos moderados a fortes (entre 52 e 76km/h) na cidade de Niterói entre a manhã de quinta-feira (13/07) e a noite desta sexta-feira (14/07). Devido a esse sistema, há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento na sexta-feira.
-
Possíveis impactos na cidade:
- Quedas de árvores, destelhamentos e interrupção do fornecimento de energia elétrica.
- A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:
- Não ficar embaixo de árvores ou coberturas metálicas;
- Procurar um local seguro;
- Evitar áreas sujeitas ao desprendimento de itens suspensos como cabos elétricos, outdoors ou andaimes;
- Caso seja imprescindível transitar pelas vias públicas, fazê-lo com atenção;
- Não praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar;
- Em casos de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).
- Em caso de emergência ligue 199 ou 2620-0199.
Ressaca
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu uma nota de aviso de ressaca. Segundo a nota, a Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói com início: às 21h do dia (13/07) (Quinta-feira) e término às 09h do dia 15/07 (Sábado). Direção e altura das ondas: Direção Sudoeste/Sudeste e altura de 2,5 a 4,0 metros.
-
A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:
- Evitar o banho de mar e esportes na praia neste período;
- Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros.
- Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.