Nos dias 10 e 11 de julho de 2023, acontece na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense a primeira edição do Seminário de Cooperação Acadêmica e de Negócios Brasil-Rio-Canadá-Québec, com o intuito de aprofundar o conhecimento mútuo do Brasil e do Canadá e do Québec, as maiores economias das Américas depois dos Estados Unidos, a fim de reunir diferentes instituições para uma agenda de trabalho conjunta entre governos, unidades acadêmicas e o setor empresarial. Confira a programação e inscreva-se através do link: https://bricqbrasilcanada.wixsite.com/bricq
A realização do evento é uma parceria da UFF com a Universidade de Montreal, a Universidade de Ottawa e a Prefeitura de Niterói. Brasil, Rio de Janeiro, Canadá e Québec tem grande potencial de cooperação acadêmica e capacidade de geração de pesquisa e tecnologia conjunta em áreas de interesse comum – que vão das ciências humanas e sociais aplicadas, passando pelas ciências da vida às ciências exatas e as áreas tecnológicas.
O objetivo do Primeiro seminário de cooperação acadêmica e de negócios Brasil-Rio-Canadá-Québec (I BRICQ) é o de aprofundar o conhecimento mútuo do Brasil, do Rio de Janeiro, do Canadá e do Québec, além de reunir as diferentes instituições partícipes para uma agenda de trabalho conjunta entre governos, instituições acadêmicas e o setor empresarial.
UFF e Niterói
A escolha da UFF e de Niterói, para sediar o I BRICQ justifica-se por ser uma instituição de destaque no contexto nacional e metropolitano, sendo a mais importante no município onde está instalada e a segunda maior instituição de ensino da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Sua infraestrutura de C&T de vanguarda é reconhecida na América latina e no mundo. A UFF opera uma vasta rede de parcerias internacionais com aproximadamente 250 universidades, das quais 5 (cinco) acordos com universidades canadenses e 44 (quarenta e quatro) com universidades latino-americanas e caribenhas.
Por seu turno, o município de Niterói, a proto-capital do estado do Rio de Janeiro, coleciona superlativos quando o assunto é conectividade, desenvolvimento humano, gestão pública e meio ambiente. A administração de Niterói vem sendo premiada, nacional e internacionalmente, por suas iniciativas inovadoras, inclusivas e sustentáveis. A região metropolitana do Rio de Janeiro dispõe de posição privilegiada no contexto nacional, atuando como importante player na produção da ciência e tecnologia.
No seu território concentra-se o maior número de instituições públicas de ensino e pesquisa do país. É nele também onde encontram-se sediadas grandes instituições públicas e privadas brasileiras, a exemplo do BNDES, da Vale e da Petrobrás, além de dezenas das maiores empresas nas áreas de telecomunicação, petróleo e gás, saúde, siderurgia, energia, finanças, varejo, construção civil, aviação, etc.