Contribuintes podem parcelar dívidas em até 48 vezes
O proprietário do imóvel é notificado diversas vezes sobre a inadimplência e tem a possibilidade de quitar a dívida de forma parcelada em até 48 vezes. Depois que o leilão é marcado, só é possível quitar a dívida à vista e é necessário arcar com os custos do leiloeiro, que são de 5% do valor de avaliação do imóvel.
O procurador-geral do Município, Carlos Raposo, esclarece que a intenção do Município é de que os proprietários quitem os débitos antes que seja realizado um leilão, pois o objetivo é receber o crédito devido e não expropriar bens.
“A Procuradoria envia cartas para os proprietários advertindo sobre a possibilidade de leilão em caso de inadimplência e dando a chance de negociação da dívida tanto de forma à vista quanto parcelada”, explica o procurador.
O Município tem outro leilão agendado para o dia 25 de outubro, às 14h, no Fórum (Rua Visconde de Sepetiba, 519, no Centro). A segunda praça está marcada para dia 8 de novembro, no mesmo horário e local. O lote será composto de cinco imóveis.
Para consultar todos os débitos constantes ao cadastro municipal basta acessar o site portalcontribuinte.giexonline.
“É muito importante estar em dia com os tributos para evitar a inscrição em serviços de proteção ao crédito, impedir o crescimento da dívida – que é corrigida pelo IPCA e tem incidência de juros de 1% ao mês, e a desvalorização do imóvel”, pontua a procuradora Denize Sampaio de Almeida, coordenadora de Arrecadação e Ações Estratégicas.
A procuradora enfatiza que os recursos provenientes da arrecadação tributária são investidos em obras de infraestrutura e na construção e reforma de escolas, hospitais, e no asfaltamento de ruas, entre outras melhorias.
Mais informações sobre os leilões pelo site http://pgm.niteroi.rj.gov.br, na aba da Dívida Ativa, ou através do e-mail[email protected].