Saúde

Pacientes de maternidade em Niterói serão atendidas no Hospital Antônio Pedro

Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap)
Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap)
Serviço começa em maio com 20 leitos, divididos entre atendimento clínico e neonatal. Entrada para maternidade será pela Rua Princesa Isabel

Na noite desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou um convênio com o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), para que o hospital acolha gestantes da Maternidade Municipal Alzira Reis a partir do dia 2 de maio. A cooperação técnica e operacional terá duração de um ano ou mais e tem como objetivo suprir a demanda da maternidade enquanto a unidade passa por reformas.

De acordo com o executivo, o objetivo da reforma é modernizar e ampliar a Maternidade, que passará a contar com uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, com seis leitos, conforme informações do prefeito de Niterói, Axel Grael. “É uma obra grande, com muitas intervenções, que vão trazer mais conforto no atendimento às grávidas da cidade. Enquanto a unidade passa pelas obras, ninguém ficará sem os serviços oferecidos normalmente pela Maternidade, já que fechamos essa parceria com o Huap”, afirma.

O prefeito, ainda, destaca a importância da Maternidade para saúde da cidade, pois, em seus quase 20 anos de funcionamento, foram realizados cerca de 30 mil partos na instituição, sendo que mais de 70% foram normais.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, fala da importância da parceria com o Huap e da realização das obras na maternidade. “A maternidade é uma importante unidade da rede municipal de saúde, em que realiza um trabalho de qualidade e acolhimento às gestantes. Com as obras de reforma e ampliação vamos garantir um atendimento mais qualificado para a população e para os profissionais. Neste momento, o convênio com o HUAP é fundamental para garantirmos a permanência da assistência às pacientes no período de obras, com o mesmo perfil de atendimento e qualidade”, afirma a secretária.

Foto: Alex Ramos

Serão disponibilizados 20 leitos no total. O Huap também receberá as equipes médica e multiprofissional da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, totalizando 186 profissionais. O Hospital será responsável por gerenciar o cuidado prestado às gestantes e aos recém-natos, atuando nas áreas administrativa, assistencial e de ensino.

A superintendente do Huap, Veronica Alcoforado, enfatiza que a cooperação entre as instituições traz muitas vantagens para ambas, já que o hospital não só cumpre com seu papel social e como ente da rede de saúde da região, como amplia o campo de prática para o ensino, pesquisa e extensão.

“É uma cooperação muito interessante que traz para a instituição a perspectiva de que alunos de graduação e pós-graduação possam vivenciar o atendimento realizado às gestantes, bem como realizar pesquisas. Então, é bastante adequado que possamos ter toda uma linha de cuidado que otimize não só o risco habitual de gestantes, assim como a gestação de alto risco que tradicionalmente foi objeto do Huap”, salienta.

Segundo o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a integração da Maternidade Alzira Reis ao Huap, neste período de obras da unidade municipal, representa a sensibilidade da Prefeitura para a continuidade do atendimento às mães e celebra um dos pilares da Universidade – espaço de trocas e de conhecimentos a serviço do povo.

“Além disso, a cooperação permitirá a especialização e qualificação dos profissionais e estudantes da área de saúde, visto que a Alzira Reis realiza partos de baixa complexidade e a do Huap lida com os de alta complexidade, que oferecem maiores riscos”.

Com a parceria, espera-se também que haja mais pesquisas com base nas características das pessoas atendidas pelo SUS, o que pode contribuir para novos programas e projetos com retorno direto para a sociedade, ressalta o reitor.

Como procurar atendimento – As pacientes devem dirigir-se à emergência do Huap a partir do dia 2 de maio, pela entrada lateral pela Rua Princesa Isabel. No local, haverá uma equipe de acolhimento específica para atender as gestantes e fazer o direcionamento para o espaço correspondente a sua necessidade.