O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre no dia 18 de março, a exposição “Por ser de Lá”, do artista sergipano Alan Adi. A mostra é um apanhado da produção recente do artista visual, onde ele recorre às referências filiadas a seu lugar de origem que se aproximam com suas andanças por terras fluminenses.
Entre pinturas e instalações, o ponto de partida é o gesto visto em uma capa de disco de forró, que ao ser pintado por Alan, faz a exposição ganhar corpo e virar um grande cenário para revelar um universo onde Sergipe e o Rio de Janeiro se encontram.
Essa exposição foi contemplada no edital de Fomentão da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói e é apoiada pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Alan Adi vive e trabalha no Rio de Janeiro e Sergipe.
O artista
O trabalho de Alan Adi (Aracaju, 1986) passa por pesquisar comumente temas relacionados ao Nordeste, evidenciando a produção artística vinda da região ao mesmo tempo em que esta dá suporte para a construção de trabalhos que discutem questões relacionadas à formação da sociedade brasileira, a exemplo da migração, da economia, da história e da educação. Interações entre a herança social das imagens associadas ao Nordeste e o atual contexto de nação povoam boa parte de sua pesquisa recente que se atrela aos formatos usuais da poética visual nordestina brasileira.
- Ficha técnica: Artista: Alan Adi, Produção: Sarah Luna
- Nome do evento: Por ser de lá
- Data: De 18 de março a 28 de maio de 2023
- Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h
- Classificação indicativa: 10 anos
- Valor de ingresso: R$16 reais inteira / R$8 reais meia
- Local: Salão Principal MAC Niterói
- Local da venda de ingresso: bilheteria do MAC Niterói ou pelo site da Sympla