Esportes

Festival de Wrestling acontece nesta quinta e comemora sucesso do Projeto Luta Niterói

Crianças participam de atividades de Luta no Projeto Luta Niterói
Crianças participam de atividades de Luta no Projeto Luta Niterói
Evento acontece às 14h30 no 12º Batalhão da Polícia Militar e celebra projeto entre Confederação Brasileira de Wrestling e Prefeitura de Niterói

A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) em parceria com a Prefeitura de Niterói realiza nesta quinta-feira (8/12), o Festival de Lutas – Niterói, que acontece das 14h30 às 16h, no 12º Batalhão da Polícia Militar. A ação celebra o sucesso do Projeto Luta Niterói, parceria entre a CBW e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, que oferece aulas gratuitas para 120 crianças da cidade em quatro diferentes polos.

“A ideia do Festival é uma confraternização entre todos os polos que temos no projeto. Vamos ter atividades lúdicas voltadas para wrestling. O projeto é um sucesso. Iniciamos as inscrições em setembro, a procura foi grande e as vagas disponibilizadas se esgotaram rapidamente. Temos quatro locais e esperamos expandir o Projeto para mais localidades”, explicou Felipe Macedo, treinador olímpico de wrestling e coordenador do Projeto Luta Niterói.

Os quatro polos são três escolas municipais: Anísio Teixeira, Julia Cortines e Paulo Almeida, além do espaço montado no Centro Comunitário de Niterói, na Comunidade 94. Cada local possui duas turmas de 15 alunos cada. As aulas são comandadas por professores e assistentes. Na Escola Júlia Cortines e na Comunidade do 94, o professor Nestor Antônio Garcia atua ao lado de Shayenne Silva; na Escola Paulo Almeida, o professor André Pinto e o assistente Wellington Aguiar e na Escola Anísio Teixeira, o professor Rodolfo Rosa, atua ao lado do assistente Douglas Martins.

Uma das turmas do Júlia Cortines

“Fico feliz de ter a oportunidade de participar de um Projeto ainda atuando como atleta e ver as crianças em contato com a modalidade. O esporte me deu a oportunidade de fazer uma faculdade e não preciso parar de competir para retribuir”, frisou André Pinto, graduado em Educação Física e campeão brasileiro de Wrestling no estilo greco-romano em 2022.

André Pinto, atleta do estilo greco-romano e professor do Projeto | Foto: Daniel Burattini

Pais e responsáveis podem assistir ao Festival gratuitamente

A Prefeitura de Niterói via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer disponibilizou ônibus para levar os alunos do projeto para o torneio. O transporte é exclusivo para os alunos do Projeto Luta Niterói. Os pais ou responsáveis devem arcar com seu transporte de ida e volta para o Festival e podem comparecer ao 12º Batalhão para assistir ao Festival gratuitamente.

Programação do Festival de Lutas – Niterói

  • Data: 8/12 (quinta-feira)
  • Horário: 14h30 às 16h,
  • Local: 12º Batalhão da Polícia Militar, Av, Jansen de Melo,  843-899 – Centro, Niterói – RJ, 24030-250
  • Entrada: gratuita

O Wrestling

O Wrestling também conhecido como Luta Olímpica é o esporte de combate mais antigo da humanidade e está presente nos Jogos Olímpicos desde a era antiga. O esporte é indicado para crianças já que não possui socos ou chutes ou chaves que forcem as articulações. O objetivo é dominar o oponente com as costas no solo e mantê-lo sob controle. O wrestling é dividido em dois estilos: greco-romano e livre. No estilo greco-romano, apenas os homens participam. Já o estilo livre é praticado por homens e mulheres.  Na edição dos Jogos Olímpicos em Paris 2024, o esporte vai conceder 72 medalhas. A Confederação Brasileira de Wreslting é a entidade vinculada ao Comitê Olímpico do Brasil e a United World Wrestling que rege o esporte no país.