Agenda

MAC Niterói recebe festival durante o final de semana

Mac Niterói
Mac Niterói

O que seria do cinema sem a música? A trilha sonora de um filme é uma das partes essenciais de cada história. Os filmes de terror sem músicas que aumentam o suspense, as cenas de casais apaixonados sem as melodias românticas de fundo e as lutas de super heróis com vilões sem uma batida animada não seriam a mesma coisa. Para celebrar essa combinação poderosa entre som e imagem, o MAC Niterói recebe parte do Festival de Cinema Sol Maior durante o final de semana.

Festival de Cinema Sol Maior chega ao MAC Niterói

Durante os dias 04, 05 e 06 de novembro, o auditório do museu vai receber curtas-metragem de todo o país. Dando início à programação, o curta “Manhã de Domingo”, que foi premiado com Urso de Prata na categoria “Melhor Curta-metragem do Júri Internacional” no Festival de Berlim de 2022, começa a ser exibido às 19h da sexta-feira (04/11).

(05/11)
(06/11)

Na trama, do roteirista e diretor Bruno Ribeiro, o público conhece Gabriela, uma pianista, rumo à uma apresentação. Da exaustão das aulas e ensaio; dos silêncios e vazios, a jovem experiência um passado que flutua no presente. No dia anterior ao seu grande recital, Gabriela sonha com a mãe e a partir desse encontro onírico, é lançada aos encontros que a permitem harmonizar suas memórias.

Sábado (05/11) e domingo (06/11) também terão uma lista de filmes em cartaz para o público curtir. Os curtas se dividem nas categorias “Mostra Memória”, “Mostra Experimental”, “Mostra Frenesi” e “Mostra Respiro”. Confira nas imagens abaixo as exibições:

O Festival de Cinema Sol Maior nasceu em 2021 a partir da disciplina “Festivais de Cinema: Modos de Usar” do curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrada pelo professor e cineasta Eduardo Valente. Os alunos, que hoje formam a equipe de produção da festividade, observaram a falta de um festival que destacasse a música no cinema.

Na primeira edição, que aconteceu no formato virtual, foram inscritos mais de 300 curtas de todo o país, dos mais variados gêneros, fílmicos e musicais. O festival contou com palestras com, por exemplo, os professores João Luiz Vieira e Luíza Alvim, entrevista com Tomaz e Mateus Alvez, compositores de Bacurau, e mesas redondas virtuais com os diretores e compositores dos curtas da Seleção Oficial.

Agora, em sua segunda edição e no formato presencial, a programação do festival se divide entre o Centro de Artes da UFF e o MAC Niterói.

Festival de Cinema Sol Maior

  • Data: 04, 05 e 06 de novembro de 2022
  • Horário: Sexta, às 19h; Sábado e Domingo, das 15h às 19h
  • Evento gratuito
  • Local: auditório do Museu de Arte de Niterói
  • Endereço: Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói