Notícias

Niterói perde Ilton Mendes, fundador do Candongueiro

Ilton Lopes Mendes
Ilton Lopes Mendes

Fundador do Candongueiro, a mais tradicional casa de samba de Niterói e uma das mais tradicionais do Estado do Rio de Janeiro, o músico Ilton Lopes Mendes morreu vítima de um AVC, aos 77 anos, no último sábado (1º).

O Candongueiro foi fundado há 30 anos, no quintal da casa em que Ilton Mendes morava com a esposa Hilda e o filho Ivan, no Rio do Ouro. Em junho deste ano a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a entrega da Medalha Tiradentes, mais alta honraria do Estado do Rio de Janeiro, à casa de samba de Ilton.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lamentou a perda, “Perdemos hoje o querido Ilton Mendes, Dono do Candongueiro, grande representante do samba em Niterói, uma referência para a cultura popular de Niterói e do nosso Estado. Já passaram pelo Candongueiro nomes como Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Aniceto do Império, Monarco e Dona Ivone Lara. Sua casa de samba seguirá sendo berço da sua enorme contribuição para o samba. Minhas condolências aos amigos e familiares.” O velório será a partir das 10h30 e o enterro às 13h45 desta terça-feira (04), no Parque da Colina.