Notícias

Chapa 1 é reeleita na UFF

Divulgação
Divulgação

Entre os dias 11 e 13 de julho, a comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense retornou às urnas para a escolha do reitor e vice-reitor do quadriênio 2022-2026. A apuração do 2º turno foi realizada hoje, 14 de julho, e definiu a reeleição dos candidatos da Chapa 1 Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos.

Aproximadamente 9200 pessoas participaram do pleito e, destes, 50,86% votaram na Chapa 1 – movimento “+Juntos Pela UFF”. Com propostas voltadas para fortalecer a área de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, além da qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos e docentes, a atual gestão dará continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado nos últimos quatro anos. A chapa 3, que também concorria ao pleito, representada pelos professores Roberto de Souza Salles e Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão, recebeu 49,14% dos votos válidos.

O resultado foi divulgado após a apuração de 47 mesas, além de uma referente ao voto separado, na Faculdade de Direito. Durante os três dias de votação, servidores e estudantes se envolveram no trabalho das mesas receptoras distribuídas entre os campi e unidades da UFF, além de outras unidades da Universidade, como a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e a coordenação de transporte.

A consulta eleitoral para a gestão da UFF foi conduzida por Comissão Especial, criada pelo Ato Executivo nº 01/2022 do Presidente da Academia Fluminense de Letras – AFL, em consonância com a Resolução 084/2022 do Conselho Universitário da UFF, com o objetivo de identificar as preferências para escolha de reitor e vice-reitor (quadriênio 2022-2026).

O primeiro turno ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho e garantiu as chapas 1 (Movimento +Juntos Pela UFF) e 3 (Movimento UFF Plural e Democrática) no 2º turno. Com o fim do processo de consulta eleitoral, os Conselhos Universitários da UFF encaminham para o Ministério da Educação a lista tríplice dos indicados aos cargos de reitor e vice-reitor, inclusive com o nome dos escolhidos no pleito interno.

As informações completas sobre o resultado podem ser obtidas neste link: https://app.uff.br/apuracaoeleitoral/

Candidatos reeleitos

Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Médico, pesquisador, professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e atual reitor da maior universidade federal do Brasil em número de estudantes ativos. Natural de Niterói, Antonio Claudio tem guiado a Universidade em meio aos desafios orçamentários e frente à maior crise sanitária do País em um século.

Em 1983, entrou na Faculdade de Medicina da UFF e sete anos depois passou a integrar o quadro de docentes da Universidade através de concurso público. Com mais de 30 anos de vida acadêmica, assumiu os cargos de chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, subcoordenador e depois coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (2009-2014), vice-reitor (2014-2018) e reitor (2018-2022), fruto da sua capacidade de gestão e da sua reconhecida liderança como pesquisador em âmbito nacional e internacional.

É bolsista nível 1A do CNPq e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), intitulado Inatividade Física e Exercício, e o Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), criado por ele em 1994. Em 2017, assumiu a cadeira 34, como membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ). Também possui os títulos de “fellow” do American College of Sports Medicine e da European Society of Cardiology. O reitor também é Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Letras (AFL), foi membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Niterói e do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), além de ter integrado a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (2019-2020).

Vice-reitor Fabio Barboza Passos

Engenheiro químico, pesquisador, professor titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo e atual vice-reitor da Universidade Federal Fluminense.

Sua história na UFF vem de longa data. Em 1989, prestou concurso para a UFF e começou a atuar como professor auxiliar. Fez mestrado (1990) e doutorado (1994) em Engenharia Química pela UFRJ. Fez ainda pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF (2001). Sempre em sala de aula na graduação, Fabio Passos é também professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química e de Pós-Graduação em Química da UFF. Atualmente, coordena o Laboratório de Reatores Cinética e Catálise (RECAT), do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, criado por ele em 1997.

Em seu currículo constam importantes prêmios como: Pesquisador em Catálise, Sociedade Brasileira de Catálise (2005) e Young Scientist Prize, International Association of Catalysis Societies (2000). Mas também importantes cargos, como chefe de departamento por duas vezes, coordenador de Projetos Científicos e Tecnológicos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e na FAPERJ e diretor da Escola de Engenharia.