“Venceremos porque estamos do lado certo da história.” A declaração foi feita pela ex-presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (17), durante o Encontro Nacional do Levante Popular da Juventude, que reuniu cerca de 1.200 participantes no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. “Vamos enfrentar uma eleição decisiva e precisamos estar nas ruas, na cultura, no mundo do trabalho, em todos os lugares e organizados. Tenhamos claro que precisamos de muita organização. Para reconstruir este país, precisamos da força do povo organizado. É importantíssimo que a juventude se organize. Precisamos também eleger senadores, deputados federais e estaduais. Muito importante eleger mulheres para combater a desigualdade. Nossa luta vai garantir um processo histórico no nosso país.” disse a ex-presidenta.
Presente no encontro, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) parabenizou a militância jovem e saudou a ex-presidenta. “Quero parabenizar pelos dez anos do Levante Popular, por todas as lutas em que estiveram conosco pela democracia e por tudo que vocês significam para o Brasil. Neste momento, homenagear Dilma Rousseff é homenagear a luta por um Brasil justo.”
A parlamentar dirigiu-se também diretamente à ex-presidenta: “A injustiça dói, Dilma, mas você é madeira que cupim não rói. Você é um exemplo para todos nós. Sabemos da sua integridade, dignidade e da sua luta pelo povo brasileiro.”
O encontro aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, com a presença de diversas lideranças e ativistas do campo popular e progressista: o reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega; o economista João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Deyvid Bacelar, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP); o deputado André Ceciliano, presidente da Alerj; e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros.