Em 2021, 1.218 pessoas foram autuadas por dirigirem embriagadas ou sob efeito de drogas no estado do Rio de Janeiro. Isso significa que, a cada 24 horas, três pessoas foram pegas bêbadas ao volante e mais de 2⁄3 desses motoristas tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte dessas ocorrências aconteceu na capital (a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foi o bairro com o maior número de registros), seguida por Niterói e Volta Redonda. O painel ISPTrânsito, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), analisa o número de vítimas e acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro.
A plataforma mostra também que, no último ano, foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito – a maior parte dessas ocorrências aconteceu no município do Rio, entre 18h e 0h.
“O ISPTrânsito é muito importante para fomentar as políticas públicas e informar a sociedade para, assim, evitar os acidentes de trânsito. O trabalho avançou muito, mas ainda temos muito o que fazer. Esses dados, principalmente os de embriaguez ao volante, são preocupantes e mostram também a importância da Operação Lei Seca. A conscientização é o caminho, e o respeito e a responsabilidade no trânsito é dever de todos nós” afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.