Região Serrana

Defesa Civil de Niterói auxilia resgate de animais em Petrópolis

Defesa Civil de Niterói auxilia resgate de animais em Petrópolis

Uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói chegou, na manhã desta quinta-feira (17), em Petrópolis, na Região Serrana, onde uma tempestade causou a morte de 120 pessoas contabilizadas até o momento, 116 desaparecidos e a destruição parcial da cidade. Com a ajuda de diversos equipamentos, incluindo drones, técnicos e engenheiros da Defesa Civil estão fazendo a avaliação dos imóveis atingidos pelos deslizamentos, o que pode aferir se eles estão aptos a serem ocupados ou não. A Prefeitura de Niterói também está auxiliando o trabalho de resgate de animais nas áreas de risco de Petrópolis. Uma equipe formada por técnicos da Coordenadoria de Defesa Animal (Ceda), da Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Ambiental está na Região Serrana apoiando o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grade). A Organização Não Governamental é composta por voluntários de todo o país e atua na ajuda e no suporte aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres.

O trabalho nesta quinta-feira se concentrou no Morro da Oficina, uma das áreas mais atingidas por deslizamentos. Os animais resgatados são encaminhados para lares temporários ou para organizações não-governamentais de protetores de Petrópolis, por isso é muito importante a doação de ração para cães e gatos. “A Ceda está prestando apoio com medicamentos, anestésicos e equipamentos de resgate e a Guarda Ambiental atuando no apoio de resgate e retirada de animais dos locais”, explica o coordenador Marcelo Pereira.

Ajuda para Petrópolis

A Prefeitura de Niterói iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Petrópolis. A cidade está com três pontos disponíveis para doação: Clube Central (Icaraí); Caminho Niemeyer (Centro) e Shopping Itaipu Multicenter (Região Oceânica), de segunda a sexta, das 10h às 16h. A campanha fica a cargo da Campanha Niterói Solidária, coordenada de forma voluntária pela primeira-dama da cidade, Christa Vogel Grael.

Os itens prioritários para doação são água potável (galões de até 20l), material de higiene e limpeza, fraldas infantis e geriátricas, absorvente higiênicos e alimentos não-perecíveis (prioridade para leite em pó), além de ração animal para cães e gatos. As equipes da Prefeitura estão responsáveis pela coleta, armazenamento e transporte das doações até Petrópolis.

Ponto de arrecadações do Niterói Solidária no Estacionamento do Multicenter Itaipu.