O Ator niteroiense, Paulo Gustavo, completaria 43 anos neste sábado (30), data em que é comemorado no RJ, pela primeira vez, o “Dia do Humor”. A homenagem foi proposta no projeto de lei 4.963/21, do deputado André Ceciliano (PT) e sancionada pelo governo do Estado. Familiares e amigos se reuniram para homenagear o ator. Além da mãe do humorista, Dea Lúcia, dos filhos, Gael e Romeu, e o do marido Thales Bretas, estavam ainda os amigos Marcus Majellla, Fiorella Mattheis e Ingrid Guimarães. O encontro aconteceu na casa de Thales, na Zona Sul do Rio, e reuniu ainda a irmã de Paulo Gustavo, a atriz Malu Valle e a diretora Susana Garcia.
No projeto de lei do “Dia do Humor”, o autor lembra que Paulo Gustavo dizia que “rir é um ato de resistência” e destaca que, especialmente no dia 30 de outubro, ficará banido o mau humor. “Nosso objetivo é eternizá-lo no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro e promover uma celebração ao ato de fazer rir, reconhecendo a importância que a comédia tem na vida dos cidadãos fluminenses e a sua potência para transformar o mundo e as pessoas para melhor”, declarou Ceciliano.
O ator morreu de Covid-19 aos 42 anos e, ao longo de sua carreira, colecionou personagens que fizeram história na TV, no teatro e nos cinemas, deixando um legado incontestável para o humor nacional. “Minha Mãe é uma Peça”, obra que nasceu nos palcos e ganhou as telas de todo o Brasil, é uma história sobre as famílias, mas também uma homenagem a Niterói, cidade onde o humorista nasceu e foi criado. Recentemente, uma das ruas mais famosas de Icaraí, bairro onde morou, foi renomeada em sua homenagem.
O Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, receberá também em breve a inauguração de duas estátuas em homenagem ao ator niteroiense. A homenagem está prevista para acontecer no dia 22 de novembro, no aniversário de Niterói. Uma estátua será do humorista e a outra de sua personagem mais conhecida, a Dona Hermínia. As esculturas ficarão no Campo de São Bento, perto do chafariz do Parque, e terão iluminação e uma mesa com banquinhos para as pessoas sentarem e tirarem fotos. As peças farão parte do projeto Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo. Veja como está ficando a estátua de tamanho natural da Dona Hermínia, feita em sua homenagem.
Dia do Humor! Viva Paulo Gustavo!