A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) formalizou uma parceria com o Clube Niteroiense de Montanhismo para que seja ampliado o projeto Niterói Ecotur Sem Barreiras. O Clube, além da sua prática em atividades ligadas ao excursionismo e a ecologia, é o responsável pela cadeira Juliette, adaptada para a realização de trilhas e também pela expertise para a utilização deste equipamento.
Com este convênio, serão realizados dois passeios por mês totalizando 24 caminhadas por ano nas trilhas Bosque dos Eucaliptos, Platôs, Ilha do Pontal, Morro das Andorinhas, Morro da Peça, Córrego dos Colibris e Caminho Darwin.
O Projeto Ecotur Sem Barreiras conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Acessibilidade. O projeto consiste em ofertar à população de Niterói, aos turistas e visitantes passeios guiados, através de inscrições prévias, pelas trilhas da cidade, gratuitos, guiados por profissionais credenciados pelo Ministério do Turismo, inscritos no Cadastur.
O Ecotur oferece vagas pelas trilhas para pessoas com dificuldade de locomoção, que terão disponível no local uma cadeira especial para trilhas denominada Juliette. O projeto Ecotur Sem Barreiras, afirma Novaes, além de oferecer aos niteroienses, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do município, gratuitos, possibilita também aos cadeirantes esta experiência única de vivenciar a natureza através das trilhas. Paulo acredita que o Turismo Eco-Sustentável, pós pandemia, será um dos maiores apelos para que o turismo cresça em Niterói com todo seu acervo ambiental. “Hoje, destaca, este projeto, já tem um grande apelo”.