
Um desabamento de imóveis no Maracanã, na Zona Norte do Rio, mobilizou o Corpo de Bombeiros desde a madrugada desta segunda-feira (02/02), após as fortes chuvas da noite anterior. Ao todo, nove pessoas foram resgatadas com vida, incluindo uma criança de sete anos que ficou mais de cinco horas sob os escombros. Uma vítima, no entanto, foi retirada sem vida.
Desabamento no Maracanã: o que aconteceu e onde foi
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), atuou desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (02/02) no atendimento à ocorrência de desabamento de imóveis na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 298, no Maracanã. O incidente ocorreu após as fortes chuvas que atingiram o estado na noite deste domingo.

Resgate das vítimas: criança soterrada por mais de cinco horas
Segundo as informações divulgadas, nove pessoas foram resgatadas com vida. Entre elas, uma criança de sete anos foi retirada dos escombros após permanecer soterrada por mais de cinco horas, o que reforçou o caráter emergencial da operação.
Além disso, uma das vítimas foi encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho. No entanto, a mãe da criança, Michele Martins, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu — sendo a vítima retirada do local sem vida.
Declaração do governador Cláudio Castro
“Assim que tomei conhecimento do desabamento, determinei atenção total à região e prioridade absoluta no resgate de cada vítima. Estamos mobilizando todo nosso aparato para garantir uma resposta rápida e eficaz. Sabemos que uma criança foi resgatada com vida após mais de cinco horas sob os escombros e que sua mãe, Michele, infelizmente, não resistiu. Me solidarizo com os familiares e amigos nesse momento de dor”, afirmou o governador Cláudio Castro.


Operação dos bombeiros mobiliza mais de 50 militares e 12 viaturas
O CBMERJ foi acionado por volta de 1h33. Por isso, a resposta envolveu mais de 50 militares, de sete unidades operacionais, incluindo especialistas do Grupo de Operações Especiais (GOESP) e alunos do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD).
A ação contou ainda com o apoio de 12 viaturas, usadas na remoção dos escombros e nas buscas pelas vítimas, enquanto as equipes mantinham o foco na localização e retirada segura de pessoas no local.
Monitoramento das chuvas no RJ e alerta para novas ocorrências
Enquanto isso, o governador Cláudio Castro acompanha de forma permanente a situação das chuvas no estado, por meio do Comitê de Chuvas do Governo do Estado. O Corpo de Bombeiros segue em estado de alerta para casos emergenciais e foi acionado para cerca de 30 ocorrências relacionadas às chuvas — a maioria envolvendo cortes de árvores, inundações ou alagamentos.
Dessa forma, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas aos municípios quando necessário. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também acompanha o nível dos rios na capital, na Região Metropolitana e em Petrópolis.