
O prefeito Eduardo Paes (PSD) lançou, na noite desta quarta-feira (28), o novo Plano de Mobilidade Urbana da Região Sudoeste do Rio de Janeiro. A proposta reúne seis intervenções viárias prioritárias voltadas à melhoria do trânsito na Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Recreio dos Bandeirantes. O investimento estimado é de R$ 200 milhões.
O plano foi apresentado como resposta às demandas do Legislativo Municipal, que condicionou a aprovação de projetos com impacto no crescimento urbano da Barra à destinação de recursos para o Fundo de Mobilidade Urbana. As obras têm como foco ampliar a fluidez da circulação e reduzir gargalos históricos da região.
“Eu estou assumindo que vai acontecer o plano de mobilidade! É um agradecimento e um compromisso com os moradores da Região Sudoeste. Realizamos ao longo dos últimos anos importantes transformações na cidade do Rio de Janeiro, especialmente na Barra”, afirmou Paes.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (PSD), os investimentos acompanham o crescimento urbano da região.
“Sempre que a cidade cresce e recebe grandes investimentos, como na Barra da Tijuca, o trânsito e o transporte precisam acompanhar. É isso que temos buscado ao aprovar projetos com contrapartidas para melhorar a circulação e a qualidade de vida da população. Também avançamos no fortalecimento do transporte público, com alternativas como a conversão dos corredores do BRT para VLT e a regulamentação do transporte aquaviário, projeto que também já foi anunciado pela Prefeitura no fim do ano passado”, disse.
As seis obras do plano de mobilidade
As intervenções estão distribuídas em pontos estratégicos da Zona Sudoeste e envolvem reorganização viária, construção de nova ponte, passagem inferior e melhorias para pedestres.
1. Rotatória entre as avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa
A primeira obra será implantada em um dos trechos mais congestionados da Barra da Tijuca, especialmente no período da manhã, no sentido Recreio–Barra.
Será construída uma rotatória para reorganizar os fluxos de tráfego e agilizar o deslocamento de veículos vindos da Praia da Reserva em direção à Barra.
A intervenção já foi licitada e tem início previsto para o primeiro semestre.

2. Ligação viária entre o Canal de Marapendi e a Avenida Alda Garrido
O plano prevê a implantação de uma nova via na margem do Canal de Marapendi, no lado oposto à Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso.
A nova ligação conectará a região à Avenida Armando Lombardi, criando uma alternativa à Avenida Lúcio Costa e reduzindo a dependência do retorno da Avenida das Américas, próximo ao Città América.
A medida amplia as opções de circulação e dialoga com a reconfiguração do encontro entre as avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa.
3. Reorganização das agulhas na Avenida Ayrton Senna
Entre a Cidade das Artes e a Linha Amarela, a Avenida Ayrton Senna passará por uma reconfiguração das agulhas existentes.
As estruturas atuais serão retiradas e substituídas por um novo desenho viário, garantindo a continuidade da terceira faixa.
O objetivo é organizar melhor os movimentos de entrada e saída e aumentar a segurança e a fluidez em um dos principais corredores de ligação entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
4. Construção da Ponte do Arroio Fundo
O plano inclui a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna.
Com a obra, a capacidade viária será ampliada de quatro para seis faixas no sentido Linha Amarela.
O sistema contará com quatro faixas na pista existente e duas na nova ponte, com pistas mais largas e maior capacidade de circulação, reduzindo um dos principais gargalos da região.
5. Passagem inferior na Avenida Alfredo Baltazar da Silveira
No Recreio dos Bandeirantes, será construída uma passagem inferior junto à rotatória da Avenida Alfredo Baltazar da Silveira.
A obra criará uma ligação direta com a Avenida das Américas, nas proximidades do Terminal BRT Recreio.
A nova pista permitirá que os veículos sigam em direção à Barra sem precisar passar pela rotatória, redistribuindo o tráfego e criando um trajeto mais direto em um dos principais eixos da Zona Sudoeste.
6. Passarela na estação Asa Branca
Na chegada do corredor expresso da Transolímpica à Avenida Salvador Allende, será construída uma nova passarela para travessia de pedestres, na altura da estação Asa Branca.
A intervenção inclui a reorganização dos retornos e dos semáforos existentes. A proposta é aumentar a fluidez do tráfego e reforçar a segurança de pedestres e usuários do sistema BRT, além de beneficiar empreendimentos residenciais já implantados na área.
Objetivo do plano
O conjunto de obras busca atender ao crescimento urbano da Barra, do Recreio e da Barra Olímpica, ampliando alternativas de circulação e reduzindo pontos críticos de congestionamento.
A Prefeitura afirma que as intervenções fazem parte de uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população e adaptar o sistema viário às transformações recentes da região.