
O monitoramento em tempo real do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), da Prefeitura de Niterói, levou à prisão de dois homens, neste sábado (24), suspeitos de roubo de um veículo em São Gonçalo. Os detidos são moradores do Jardim Catarina.
O carro roubado, um Citroën C3, passou a ser acompanhado pelas câmeras do Cisp assim que entrou em Niterói. Com base nas informações repassadas ao sistema, equipes de segurança conseguiram localizar e interceptar o veículo nas proximidades do DPO de Piratininga.
Abordagem resultou em apreensão de simulacro
Durante a abordagem, os agentes encontraram, além dos dois suspeitos, um simulacro de pistola, utilizado na ação criminosa.
Segundo as informações apuradas, a vítima do roubo, prima de um policial militar do 12º BPM, forneceu dados essenciais que ajudaram a acelerar a identificação e o rastreamento do carro.
Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados para a 81ª DP (Itaipu), onde a ocorrência segue em andamento.
Tecnologia do Cisp reforça segurança em Niterói
O caso reforça o papel da tecnologia no combate à criminalidade em Niterói. O Cisp conta atualmente com mais de 600 câmeras espalhadas por toda a cidade, operando 24 horas por dia, permitindo respostas rápidas e integradas.
O sistema funciona de forma conjunta com a Polícia Militar, Guarda Municipal, NitTrans e programas como o Segurança Presente.
Além disso, o cercamento eletrônico, responsável por identificar o veículo roubado, possui 120 câmeras inteligentes, capazes de reconhecer placas e acompanhar deslocamentos em tempo real.