
A Nittrans promoveu, nesta quarta-feira (21), o evento Janeiro Branco – Mês de Conscientização pela Saúde Mental, com foco no preparo psicológico de condutores, no auditório do Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. A iniciativa destacou como o cuidado com a saúde mental impacta diretamente a segurança e a responsabilidade no trânsito.
Janeiro Branco em Niterói reforça preparo psicológico no trânsito
Com o tema “A vida é um trânsito contínuo, aproveite a jornada”, a abertura do evento contou com a presença do presidente da Nittrans, Nelson Godá, e da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows. Além disso, o encontro enfatizou a importância de estar emocionalmente preparado para enfrentar a rotina de quem dirige, especialmente diante das pressões do dia a dia.
Parcerias reuniram instituições e concessionárias
O evento teve participação de diferentes instituições ligadas à mobilidade e ao transporte, incluindo:
- Concessionária Ecovias Ponte, responsável pela operação da Ponte Rio-Niterói
- Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)
- Arteris Fluminense, concessionária do grupo Arteris responsável pela gestão, operação e manutenção do trecho da BR-101 que liga Niterói à divisa com o Espírito Santo
Presidente da Nittrans destaca impacto do cuidado com a saúde mental
Para o presidente da Nittrans, iniciativas como essa fortalecem a atenção ao bem-estar de profissionais e da sociedade. No entanto, o recado também foi direto para quem conduz diariamente:
“Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Precisamos estar bem e atentos ao que acontece à nossa volta. O trânsito exige condutores responsáveis e seguros. Os eventos promovidos pela Nittrans sempre reverberam positivamente, e é isso que esperamos deste também”, afirmou Nelson Godá.
Psicóloga aborda emoções no trânsito e caminhos para mais segurança
O Centro de Treinamento para Mulheres Habilitadas de Niterói, que atende pessoas já habilitadas, mas que enfrentam dificuldades para dirigir, levou a psicóloga Viviane Barja para tratar da saúde mental no trânsito.
Durante a palestra, a profissional explicou:
- quais são as principais emoções despertadas ao dirigir
- como essas emoções podem ser trabalhadas
- de que forma esse preparo contribui para mais segurança e autonomia aos condutores
Representante dos profissionais destaca desafios e importância do tema
O operador de trânsito Denis Mendes Corrêa foi escolhido para representar os profissionais que atuam diariamente nas ruas e na linha de frente. Dessa forma, ele destacou que, com a saúde mental fortalecida, o trabalho tende a se tornar mais leve, mesmo diante dos desafios da função.