Niterói começa 2026 com um convite direto ao olhar e às emoções: cor como linguagem e afeto. A Galeria de Arte La Salle abre o ano com uma mostra gratuita que promete aproximar adultos e crianças da arte. A partir de 4 de fevereiro, a artista Márcia Rodrigues leva à cidade uma experiência marcada por pop art, intensidade cromática e uma proposta interativa.
Exposição “Um olhar colorido para a vida” estreia em Niterói
A programação cultural em Niterói ganha destaque neste início de 2026 com a chegada de “Um olhar colorido para a vida” à Galeria La Salle. A mostra apresenta os tons vibrantes de Márcia Rodrigues, arteterapeuta e psicóloga, em um percurso que valoriza a comunicação direta com o público e o contato com a arte como experiência cotidiana.
Com influência da pop art, as obras se caracterizam por uma paleta cromática intensa, pela valorização da imagem, pela clareza formal e por um convite acessível para diferentes idades. A visitação tem classificação livre e entrada gratuita, a partir de 4 de fevereiro.
Quem é Márcia Rodrigues: a artista que começou a pintar aos 66
Márcia começou a pintar em 2022, aos 66 anos, como parte do exercício da arteterapia e da Psicologia, áreas que fazem parte de sua trajetória. Desde então, sua produção ganhou espaço em diferentes locais, com exposições no:
- Centro Cultural Abrigo de Bondes (2024)
- Corredor Cultural do Ministério Público do Rio de Janeiro (2024)
- Solar do Jambeiro (2025)
Agora, a chegada à Galeria La Salle amplia o alcance de suas criações e reforça a presença da artista no circuito cultural.
Arte, sensibilidade e saúde mental no centro da proposta
A coordenadora da Galeria La Salle, Angelina Accetta, resume o propósito da exposição ao destacar o papel simbólico e afetivo das cores no dia a dia. Segundo ela, a mostra busca “despertar a sensibilidade como um canal de expressão das emoções”, trazendo a cor em dimensão lúdica, simbólica e afetiva para o cotidiano.
Além disso, como abertura do ano de 2026, a exposição celebra a arte como manifestação simbólica, espaço de cura, reinvenção e afirmação da vida, convidando o público a experimentar um olhar mais leve, colorido e esperançoso sobre o mundo.
Interação com o público: “o que colore a sua vida?”
Em 2025, Márcia apresentou uma pequena amostra de seus quadros na quinta edição do Congresso de Psicologia do Unilasalle-RJ, reforçando as pontes entre criação artística e promoção da saúde mental e física, a partir de uma abordagem terapêutica.
Na mostra em Niterói, ela antecipa uma proposta participativa: há um eixo interativo em que os visitantes são provocados a refletir sobre o que colore a sua vida, com espaço para expressão espontânea. A intenção, como a própria artista define, é oferecer ao público uma visão otimista, com “o vislumbre de um recomeço”.
Técnica e estilo: tinta acrílica e contornos pretos que intensificam o impacto
As telas de Márcia Rodrigues são pintadas com tinta acrílica e se destacam pela explosão de cores. Outro traço marcante é o uso de contornos pretos, que:
- estruturam a composição;
- conferem profundidade visual;
- criam ritmo;
- garantem unidade e coerência à produção;
- intensificam o impacto visual imediato das obras.
Esse conjunto reforça a assinatura estética da artista e dialoga com a influência da pop art, potencializando a leitura rápida e a conexão emocional — especialmente relevante em uma exposição pensada para públicos diversos.
Serviço: “Um olhar colorido para a vida” na Galeria La Salle
Em cartaz: de 4 de fevereiro a 6 de março de 2026
Abertura: 4 de fevereiro, das 18h às 21h, com apresentação do grupo Sasso Company (Sasso Escola de Dança)
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 19h
Local: Galeria de Arte La Salle – Unilasalle-RJ
Endereço: Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa, Niterói – RJ
Informações: (21) 2199-6629