Como agia o suspeito preso por furtos de celulares no Rio
Imagem: Polícia Civil do Rio de Janeiro

Policiais civis da 76ª DP prenderam, nesta segunda-feira (19), um homem investigado por uma série de furtos de celulares na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A captura ocorreu em Araruama, na Região dos Lagos, após trabalho de monitoramento e inteligência.

As investigações fazem parte da Operação Rastreio, ação voltada ao combate à subtração e à receptação de aparelhos celulares em todo o estado.

Monitoramento levou à prisão em Araruama

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi localizado em seu próprio estabelecimento comercial, em Araruama. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado.

O homem é investigado por crimes cometidos entre 2025 e 2026. Somente no Centro de Niterói, ele teria furtado cerca de 90 celulares no período analisado.

Trajeto incluía várias cidades da Região Metropolitana

A apuração aponta que o investigado saía de casa, em Araruama, e realizava furtos ao longo do caminho até Niterói. O percurso passava por cidades como Maricá e São Gonçalo.

Segundo os agentes, o número de vítimas ao longo dessa rota pode ultrapassar 200 pessoas.

Estratégia usada para cometer os furtos

As investigações detalham que o suspeito utilizava uma motocicleta com placas parcialmente obstruídas. As ações eram concentradas em locais de grande circulação, como pontos de ônibus e calçadas.

O foco eram pessoas distraídas, momento em que os aparelhos eram subtraídos rapidamente. Após os crimes, o retorno era feito por caminhos alternativos para dificultar a identificação e o acompanhamento policial.

Histórico criminal e novas apurações

A Polícia Civil informou que o homem possui 10 anotações criminais anteriores por crimes de roubo e furto. As investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pela receptação e comercialização dos celulares furtados.

Operação Rastreio já recuperou milhares de celulares

A prisão integra a Operação Rastreio, considerada a maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro no combate a crimes envolvendo celulares. As ações contínuas já resultaram na recuperação de mais de 13 mil aparelhos.

Desse total, mais de 4.400 celulares foram devolvidos aos legítimos proprietários. Até o momento, mais de 780 pessoas foram presas, entre furtadores, roubadores e receptadores.

A Polícia Civil informou que seguirá atuando com rigor técnico e responsabilidade para coibir esse tipo de crime e desarticular toda a cadeia criminosa envolvida.