Posto é fechado no Rio por fraude da "bomba baixa"; entenda
Foto: Divulgação

Um posto de gasolina localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro foi interditado após fiscais identificarem irregularidades em uma das bombas de combustível. A ação foi realizada pelo Procon Carioca durante uma operação de fiscalização no setor.

De acordo com o órgão, os clientes pagavam por uma quantidade maior de gasolina, mas recebiam menos combustível no abastecimento. A interdição ocorreu na última sexta-feira (9), após a constatação da fraude.

Irregularidade conhecida como “bomba baixa”

Segundo o Procon Carioca, a prática identificada é chamada de “bomba baixa”. Nesse tipo de fraude, o equipamento registra um volume maior do que o efetivamente transferido para o tanque do veículo.

Durante a fiscalização, foi constatado que os motoristas recebiam quase 2 litros e meio a menos a cada 20 litros pagos. Ou seja, o visor da bomba indicava um valor superior ao combustível realmente entregue.

Fiscalização faz parte da operação Posto sem Roubo

A irregularidade foi descoberta durante uma ação da operação Posto sem Roubo, que fiscaliza postos de combustíveis na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é combater práticas que lesam o consumidor.

Por conta da fraude, o posto foi interditado e só poderá voltar a funcionar após apresentar um laudo técnico que comprove o correto funcionamento das bombas.

Mais de 100 postos já foram vistoriados

Desde o início da operação, em novembro de 2025, mais de 100 postos de combustíveis já passaram por fiscalização no Rio de Janeiro.

Ao todo, 14 estabelecimentos foram autuados. Desses, nove acabaram interditados e cinco receberam multas. Além da bomba baixa, os fiscais também encontraram casos de adulteração de combustíveis, com a mistura de outras substâncias à gasolina e ao etanol.

Foto: Procon Carioca

Interdição é medida para proteger o consumidor

A Agência Nacional do Petróleo informou que a interdição é uma medida cautelar. A ação busca impedir a venda de combustíveis fora dos padrões exigidos pela legislação e garantir a proteção dos consumidores.

Motoristas que desconfiarem de irregularidades em postos de gasolina podem registrar denúncias no site do Procon Carioca ou pelo telefone 1746, da Prefeitura do Rio. Ficar atento é uma forma de evitar prejuízos e ajudar na fiscalização.