Cidades

Com pico de atendimentos, Casa do Empreendedor de Niterói vai passar por modernização

Com pico de atendimentos, Casa do Empreendedor de Niterói vai passar por modernização

Com pico de atendimentos em 2021, a Casa do Empreendedor de Niterói se prepara para modernizar sua estrutura de funcionamento. A equipe do espaço, que de janeiro a junho teve mais de 3 mil atendimentos presenciais, está passando por capacitação para funcionar com um novo sistema de relacionamento com o público já a partir do segundo semestre. A expectativa é de que ainda este ano todos os atendimentos da Casa do Empreendedor sejam previamente agendados.

A Casa do Empreendedor oferece serviços de apoio para o microempreendedor individual, como a abertura de cadastro dos MEIs; alteração de dados cadastrais; viabilidade de local; alvarás; nota fiscal eletrônica; declaração de faturamento e parcelamento. No mesmo dia da regularização, graças ao Alvará Fácil, o microempreendedor já pode emitir nota fiscal.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Américo Diniz, explica que o novo sistema de atendimento, fornecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai transformar os atendentes da Casa do Empreendedor em orientadores de negócio. A modernização do funcionamento do espaço pretende amplificar as possibilidades de geração de resultados tanto para os empreendedores, quanto para a Casa.

“Essa parceria com o Sebrae vai permitir que o espaço passe a atender com cada vez mais foco no empreendedor. Esses novos orientadores de negócio vão poder, por exemplo, encaminhar o novo empreendedor para um curso do NAE, de acordo com a necessidade dele. A modernização da Casa do Empreendedor acompanha o processo de inovação da cidade. A crise que passamos se apresenta como uma oportunidade de se reinventar e essas mudanças vão de encontro com a transformação digital da Prefeitura de Niterói e das administrações públicas em geral. A nossa visão é de uma cidade digital, inteligente e inovadora”, destaca.

Uma das metas com o novo sistema é aumentar o número de atendimentos por agendamento. Atualmente, pouco mais de 10% dos atendimentos do espaço são feitos mediante programação prévia, o que prejudica a qualidade da orientação ao público. As rotinas de monitoria que serão implantadas vão avaliar a qualidade desses atendimentos. Esses registros também vão embasar análises sobre o cenário do empreendedorismo na cidade.

Desempenho

No comparativo com o ano passado, em 2021 a Casa do Empreendedor aumentou em 50% o número de alvarás emitidos no primeiro semestre. Foram 1.687 novas licenças que permitem o exercício de certas atividades, como comércio. O pico de emissões de alvarás, nos últimos 12 meses, foi em maio deste ano.

Esses números vão de encontro a dados da Secretaria Municipal de Fazenda, que mostram o crescimento de novas empresas em Niterói em 2021 na comparação com 2020. Houve aumento de 62% na abertura de microempresas; 107% nas empresas de pequeno porte; e 70% nas médias e grandes empresas. Em junho, o município emitiu cerca de 570 mil notas fiscais. Em comparação ao período mais crítico da pandemia, que foi o mês de maio de 2020, o crescimento é de 85%. O aumento na emissão de notas fiscais indica avanço no volume de vendas e prestação de serviços.

A cidade também está gerando emprego. Segundo dados do Caged, Niterói está com saldo positivo na geração de empregos. O acumulado dos últimos 12 meses aponta a criação de 4.238 postos de trabalho.

Foto: Douglas Macedo