
Um táxi aéreo precisou fazer um pouso forçado no mar do RJ nesta sexta-feira (2), mobilizando uma operação de busca e salvamento da Marinha. Além do susto, o episódio reforça o debate sobre segurança em voos offshore, em uma região de intenso tráfego aéreo e marítimo.
Pouso forçado no mar do RJ: o que aconteceu
O acidente ocorreu por volta das 13h desta sexta-feira (2). Segundo a Marinha, estavam a bordo o piloto, o copiloto e seis passageiros, que conseguiram deixar a aeronave e usar botes para se manterem em segurança até a chegada do resgate.

Onde foi e como foi a evacuação
De acordo com informações divulgadas pela própria Marinha em comunicado, o acionamento ocorreu após conhecimento de um acidente com aeronave de táxi aéreo a cerca de 40 milhas náuticas ao sul de Cabo Frio. A Omni Táxi Aéreo informou que todos os ocupantes evacuaram a aeronave e receberam suporte.
Resgate da Marinha: como a operação foi feita
A Marinha informou que ativou o protocolo de Busca e Salvamento (SAR). Por isso, meios aéreos e navais foram empregados para localizar e retirar os ocupantes do mar, que aguardavam em bote salva-vidas.
Meios acionados e atendimento às vítimas
O comunicado menciona o acionamento de aeronave de serviço (incluindo UH-15) e apoio de navio-patrulha na área. Após o resgate, os ocupantes foram levados para avaliação médica em hospital. No entanto, até as atualizações disponíveis nas publicações consultadas, não havia registro de feridos.
Helicóptero foi levado para São Pedro da Aldeia
Após o resgate, o helicóptero foi transferido para a Base Aérea Naval em São Pedro da Aldeia, segundo a informação divulgada inicialmente e repercutida em portais de notícias.
O que se sabe sobre o voo e a investigação
Ainda não há confirmação pública sobre a causa do pouso forçado. Órgãos competentes devem investigar se houve falha técnica ou fator operacional. A aeronave teria decolado de Cabo Frio e que o voo estaria ligado a operação offshore, com destino a um navio e/ou apoio a plataformas.
O que foi divulgado sobre a aeronave
Tratava-se de um Airbus H160B (matrícula PR-OFB), fabricado em 2024 e em situação regular no registro aeronáutico da ANAC.
Veja nota da Marinha do Brasil na íntegra:
“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que, no dia de hoje (2), tomou conhecimento sobre acidente envolvendo aeronave de táxi aéreo cerca de 40 milhas ao sul de Cabo Frio.
Prontamente, foi ativada a operação de Busca e Salvamento (SAR), com o acionamento de uma a
Aeronave de Serviço da Esquadra, a UH-15 e de um Navio-Patrulha Oceânico APA. As oito pessoas que se encontravam a bordo da aeronave sinistrada foram resgatadas com sucesso pela aeronave de serviço UH-15, não havendo registro de feridos.
A Marinha do Brasil incentiva e considera fundamental a participação da sociedade por meio do encaminhamento de informações , que podem ser realizadas pelos telefones 185 (emergências marítimas e fluviais), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (Comando do 1º Distrito Naval, para outros assuntos, inclusive denúncias) .”