Ilha da Boa Viagem
Foto: Luciana Carneiro

Nem o forte calor do domingo (28) esvaziou a Ilha da Boa Viagem, em Niterói. Niteroienses e turistas subiram até a capela para a última missa do ano e, logo depois, acompanharam o encerramento das cantatas do Natal Estrelado Niterói com música brasileira.

Ilha da Boa Viagem recebe a última missa do ano em Niterói

O forte calor deste domingo (28) não afastou niteroienses e turistas que subiram a Ilha da Boa Viagem para acompanhar a última missa do ano na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. A celebração foi conduzida por Dom Geraldo de Paula Souza, bispo auxiliar de Niterói, e teve como foco as famílias e o fim do ano jubilar.

Após a liturgia, o grupo Tom Brasileiro encerrou as cantatas do Natal Estrelado Niterói com um repertório que misturou chorinho, forró e músicas natalinas com toque brasileiro, animando o público no local.

Rodrigo Neves destaca a importância do patrimônio tombado pelo Iphan

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou o papel da Ilha da Boa Viagem para a cidade. O local é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e foi reaberto para visitação em 2025, após obras que incluíram restauro de edificações e contenção de encostas.

Segundo o prefeito, o espaço tem valor histórico, cultural e religioso para Niterói, além de ser um ponto de visitação que voltou a receber público de forma intensa neste ano.

“A ilha é um lugar especial de Niterói, com belezas naturais incríveis e muita história. Nos últimos anos, após conseguirmos a municipalização da gestão do espaço, restauramos esse patrimônio histórico do século XVII, que estava completamente abandonado. Em 2025, mais de cem mil niteroienses e visitantes já conheceram e se encantaram com esse local, que pertence a todos nós e reúne história, fé e cultura”, reforçou Rodrigo Neves.

Natal Estrelado Niterói termina com repertório brasileiro na Ilha

Após a missa na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o grupo Tom Brasileiro — formado por músicos que passaram pelo Programa Aprendiz Musical — realizou a apresentação que marcou o encerramento das cantatas do Natal Estrelado Niterói.

O que tocou: chorinho, forró e versões natalinas

No repertório, o público acompanhou:

  • versões instrumentais de “Jingle bell rock” e “Anoiteceu”
  • mistura de “Brasileirinho” com “Bate o sino”
  • o forró “Sanfona sentida”
  • vários chorinhos, entre outras canções

A sequência manteve o clima de celebração e reforçou o encontro entre , cultura e música no ponto turístico.

Mensagem para 2026: “boa travessia”, diz Dom Geraldo

Dom Geraldo permaneceu para a apresentação musical e aproveitou para desejar um feliz 2026 aos niteroienses. Ele destacou a Ilha como espaço turístico e religioso e mencionou a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem.

“Que seja um ano abençoado, de muitas realizações. Que todos tenham a alegria de poder estar nesse espaço turístico e religioso que é a Ilha da Boa Viagem, pedindo a Nossa Senhora da Boa Viagem que ajude a gente a fazer uma boa travessia nesse ano de 2026”, desejou o bispo auxiliar de Niterói.

Autoridades acompanham a missa e a apresentação musical

Além de Rodrigo Neves, estiveram presentes a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; a chefe de gabinete do prefeito, Marcilene Souto; o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz; o ex-prefeito Axel Grael; o diretor da Ilha da Boa Viagem, Ricardo Mouzer, além de outras autoridades municipais.