São Gonçalo intensifica operação contra motos barulhentas
Foto: Reprodução

As ações de fiscalização contra motos barulhentas continuam sendo intensificadas em São Gonçalo neste fim de ano. Na noite da última segunda-feira (22), a Prefeitura realizou mais uma etapa da Operação Tolerância Zero, desta vez no bairro do Patronato, com foco em motocicletas irregulares.

Ao todo, 281 motos foram abordadas durante a ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes. A operação tem como principal objetivo coibir o uso de escapamentos fora do padrão, descargas adulteradas e veículos circulando sem placa.

Como funciona a fiscalização de motos em São Gonçalo

A Operação Tolerância Zero acontece desde abril e é realizada em diferentes bairros da cidade, em horários variados. Durante as abordagens, os agentes utilizam um decibelímetro, equipamento que mede o nível de ruído emitido pela moto e indica se o escapamento está dentro dos limites permitidos pela legislação.

Foto: Prefeitura de São Gonçalo

Resultados da operação no bairro do Patronato

Durante a ação realizada na segunda-feira (22), além das 281 abordagens, foram registradas diversas irregularidades. No total, 16 motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal.

Confira os números da operação:

  • 4 motos reprovadas no teste do decibelímetro
  • 4 motos sem placa
  • 8 motocicletas apreendidas após tentativa de evasão
  • 51 autos de infração emitidos

Declaração da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes

Sobre o andamento da operação, o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, afirmou:

“Em 2025, tivemos como foco as ações do Tolerância Zero e a gente vem percebendo que os escapamentos estão, agora, mais dentro do permitido por lei. Nosso objetivo sempre foi ouvir a população e a Operação Tolerância Zero surgiu a partir de solicitações dos gonçalenses que não aguentavam mais os famosos rolezinhos e até mesmo pessoas com motocicletas que fazem muito barulho. Temos conseguindo combater essas irregularidades e seguiremos para mais no próximo ano”.

Apoio das forças de segurança

As fiscalizações contam com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal, reforçando o trabalho integrado durante as ações.