NUAM-Engenhoca-02-1
Foto: Lucas Benevides

Niterói ampliou a rede de acolhimento e proteção às mulheres com a inauguração de um novo núcleo na Zona Norte. Nesta terça-feira (23), a Prefeitura abriu o Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM) na Policlínica Regional da Engenhoca, com atendimento especializado e humanizado para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Niterói inaugura NUAM na Engenhoca e amplia rede de proteção

A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta terça-feira (23), um Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM) na Policlínica Regional da Engenhoca. A iniciativa amplia a rede municipal de atendimento especializado e humanizado, oferecendo suporte qualificado a mulheres em situação de vulnerabilidade.

O novo espaço integra as políticas públicas voltadas à promoção da saúde, à prevenção de violências e ao fortalecimento do cuidado integral à mulher. Estruturado para garantir acolhimento com escuta sensível, o núcleo oferece atendimento multiprofissional e encaminhamentos dentro da rede de saúde e de proteção social do município.

Atendimento humanizado e encaminhamentos na rede municipal

O NUAM da Engenhoca foi planejado para funcionar como porta de acolhimento e orientação, com encaminhamento adequado conforme cada situação. O atendimento é realizado com foco em escuta qualificada e apoio às mulheres que precisam de proteção e acesso a serviços.

Além disso, todas as unidades do NUAM contam com área infantil, para que as mães possam entrar com seus filhos e receber o devido encaminhamento.

“Ponto de referência para a Zona Norte”, diz Rodrigo Neves

Durante a inauguração, o prefeito Rodrigo Neves reforçou o compromisso da gestão com a agenda feminina e afirmou que Niterói possui uma trajetória de garantia de direitos, incentivo e apoio ao protagonismo das mulheres.

“Niterói desenvolveu um trabalho inspirador para outras cidades no que diz respeito à rede de prevenção à violência contra a mulher. Qual cidade possui uma rede estruturada de prevenção à violência contra a mulher como a de Niterói? Infelizmente, o Brasil registra hoje de quatro a cinco feminicídios por dia. Em Niterói, desde fevereiro, não tivemos nenhum caso de feminicídio ao longo de 2025. Isso é algo muito significativo. Aqui teremos um ponto de referência não só para a Engenhoca, mas para toda a Zona Norte, para que as mulheres não se calem diante da violência”, destacou Rodrigo Neves.

Quarto NUAM da cidade: veja onde ficam os demais

O núcleo inaugurado na Engenhoca é o quarto NUAM de Niterói. Os outros ficam:

  • Plaza Shopping, no Centro
  • Hospital Municipal Carlos Tortelly, no bairro de Fátima
  • Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro, na Região Oceânica

O NUAM da Engenhoca vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Falas da primeira-dama, vice-prefeita e secretárias reforçam compromisso

“Estamos entregando mais um equipamento importante para as mulheres da nossa cidade. Enquanto sociedade, também assumimos o compromisso de promover a paz, agora com um olhar ainda mais específico para garantir que todas as mulheres tenham uma vida digna, livre e autônoma”, frisou a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves.

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, comentou sobre como políticas de apoio às mulheres são ainda mais necessárias no cenário atual.

“No Brasil, a cada seis horas ocorre um feminicídio. Eu, que em breve serei mãe de uma menina, sei ainda mais da importância de protegermos nossas mulheres e meninas. Niterói protege suas mulheres. Aqui não há espaço para feminicídio nem para qualquer forma de violência contra a mulher”, afirmou a vice-prefeita.

Para a secretária da Mulher, Thaiana Ivia, o comprometimento em defesa das mulheres tem sido uma marca desta gestão.

“Este é o resultado de um olhar muito sensível e comprometido desta gestão, liderada pelo prefeito Rodrigo Neves, pela secretária Ilza, pela primeira-dama e por todo esse time que trabalha em defesa das mulheres da nossa cidade.”, disse ela.

Mulheres em pauta o ano inteiro: programas e ações em Niterói

Em Niterói, a rede de proteção, empoderamento e acolhimento se estende por todos os meses do ano. Além dos equipamentos da Secretaria da Mulher, como o CEAM Neuza Santos e a Sala Lilás (acolhimento e atendimento especializado para vítimas de violência doméstica), a Prefeitura criou o Programa Guardiãs Maria da Penha.

A iniciativa envolve atuação conjunta de:

  • Patrulha Guardiã Maria da Penha (Guarda Civil Municipal capacitada)
  • Secretaria Municipal da Mulher
  • Secretaria Municipal de Educação

O objetivo é ampliar a conscientização desde a infância e disseminar informações sobre a legislação de combate à violência contra a mulher.

Autonomia econômica para romper o ciclo de violência

A Prefeitura também destaca ações para ampliar autonomia econômica das mulheres. Em março de 2025, o Auxílio Social foi reajustado para R$ 1.518,00, descrito como ferramenta para que nenhuma mulher precise escolher entre segurança e sobrevivência.

Outro equipamento citado é o Espaço Empreender Mulher, no Centro, com:

  • cursos e capacitações
  • sala de reunião e coworking
  • área infantil para apoio às mães durante as atividades

Caminho Lilás e acesso à informação em toda a cidade

Lançado em junho de 2025, o Caminho Lilás busca alcançar mulheres com acesso limitado à tecnologia e garantir o direito à informação. Totens informativos foram instalados em dez locais estratégicos, com guia de serviços essenciais para acolher, orientar e dar suporte a mulheres vítimas de violência.

O material inclui:

  • mapa com linha lilás conectando o totem ao equipamento mais próximo
  • QR Code para aplicativo ou página na internet
  • mapa interativo integrado ao Google Maps, permitindo rotas personalizadas
  • listagem de equipamentos com tipos de atendimento (jurídico, psicossocial, acolhimento e saúde)
  • canais de urgência: 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o celular (21) 97244-4033 (Patrulha Guardiã Maria da Penha)

Horários de atendimento na rede de acolhimento em Niterói

NUAM

  • Plaza Shopping (G4) – seg. a sáb., 12h às 18h
  • Unidade Mário Monteiro – todos os dias, 9h às 19h
  • Hospital Carlos Tortelly – todos os dias, 24h
  • Policlínica Comunitária da Engenhoca – Policlínica Regional Dr. Renato Silva – de segunda a sexta, 08h às 17h

SALA LILÁS

  • Todos os dias – 24h

Espaço Empreender e CEAM

  • Aberto dias 26, 29, 30 e 02 de 09h às 18h