
Niterói fecha o ano com cultura em dose dupla: duas novas exposições acabam de estrear, do Ingá ao Centro da cidade. De um lado, obras consagradas da arte brasileira; do outro, aquarelas e grafite que celebram o Ano da França no Brasil.
Museu do Ingá abre a mostra “O Ingá e suas coleções”
Na reta final do ano, o Museu do Ingá deu início à exposição “O Ingá e suas coleções”, reunindo obras de nomes consagrados como Di Cavalcanti, Candido Portinari, Carybé, José Pancetti e Aldo Bonadei.

Um percurso que ocupa todos os espaços e valoriza o acervo
Ao ocupar integralmente os espaços expositivos, a mostra propõe um olhar abrangente sobre as coleções do museu, destacando a diversidade de linguagens, períodos e contextos presentes no acervo. Além disso, a proposta aposta em uma experiência mais imersiva, valorizando não só as obras, mas também a arquitetura do museu e seu acervo interno.
Espaço Cultural Correios Niterói recebe “Villes et Cores”
No Centro, o Espaço Cultural Correios Niterói abriu ao público “Villes et Cores”, exposição em celebração ao Ano da França no Brasil. A mostra reúne 28 aquarelas e 4 telas em acrílico inéditas, além de um mural criado em colaboração com Bragga, pioneiro do graffiti carioca.
Jérôme Poignard transforma luz e cor em paisagens urbanas
Na série, o artista francês Jérôme Poignard transforma luz e cor em paisagens urbanas ao redor do mundo — com cenas de Rio, Paris e outras cidades, apresentadas como memórias fluidas e vibrantes. Entre as imagens citadas na mostra estão Rua Garcia d’Avila (Ipanema), Lagoa (Rio) e Escadaria Selarón (Lapa).

Mural de Bragga amplia o diálogo com a cidade
O mural assinado por Bragga amplia esse diálogo ao incorporar fragmentos pixelados e padrões geométricos inspirados na estética urbana contemporânea.
Serviço
- Exposição: “O Ingá e suas coleções”
- Obras de Di Cavalcanti, Candido Portinari, Carybé, José Pancetti e Aldo Bonadei
- Local: Museu do Ingá
- Endereço: Rua Pres. Pedreira, 78 – Ingá, Niterói
- Entrada: Gratuita
- Exposição: “Villes et Cores”
- Artista: Jérôme Poignard
- Artista convidado: Bragga (grafite)
- Curadoria: Sady Bianchin
- Local: Espaço Cultural Correios Niterói RJ
- Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói
- Visitação: até 31/01/2026