
Niterói vai ganhar um núcleo avançado do Digitech, novo centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Firjan SENAI. O posto no Senai-Niterói chega com cursos exclusivos e promessa de ampliar a formação tecnológica no estado. A previsão é formar mais de 9 mil profissionais por ano, em um setor que segue aquecido e bem remunerado.
Digitech é inaugurado e confirma posto no Senai-Niterói
Com equipamentos de alta tecnologia e certificações de Microsoft, AWS, Google e outras Bigtechs, o Digitech — apontado como o mais moderno polo de formação tecnológica do estado — foi inaugurado nesta sexta-feira (19) pela Firjan SENAI.
Além disso, o centro terá um posto avançado em Niterói, na unidade SENAI-Niterói, com oferta de cursos exclusivos de Cibersegurança e Internet das Coisas (IoT). As inscrições para os primeiros cursos gratuitos serão anunciadas nos próximos dias.
Rede estadual de TIC inclui Niterói e concentra empregabilidade
O Digitech atuará em rede para disseminar formação de excelência em todo o estado, com núcleos avançados na Casa Firjan, no Rio, e nas unidades Firjan SENAI de Petrópolis, Macaé, Volta Redonda e Caxias, além de Niterói.
Segundo a iniciativa, essas cidades foram identificadas como polos emergentes de empregabilidade e capacitação em TIC, reunindo mais de 60% dos vínculos formais do setor no estado.
Demanda por profissionais de TIC cresce e salários puxam interesse
A expansão dialoga com a demanda por profissionais cada vez mais especializados. Em 10 anos, houve aumento de 16,41% no número de empregos formais de TIC no estado (2011–2021) — e, de acordo com estudo da Firjan, esses profissionais registram a maior média de salários iniciais do país.
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, afirmou que o Digitech marca uma nova etapa para a indústria fluminense e citou a meta de contribuir para transformar o Rio na capital da Inteligência Artificial.
Primeiros cursos gratuitos e certificações com grandes empresas
Entre os cursos listados, estão:
- Qualificação Profissional em Inteligência Artificial Industrial (EaD)
- Administrador de Bancos de Dados
- Desenvolvedor mobile multiplataformas
- Programador Back e Front-End
- Operador de Infraestrutura de Redes
Aprendizagem Profissional e trilhas de especialização
Na modalidade de Aprendizagem Profissional, serão oferecidos cursos como:
- Desenvolvedor de Soluções Integradas em TI
- Programador Full-Stack, entre outros
Também haverá cursos de Aperfeiçoamento Profissional com certificações AWS (Amazon), Microsoft, Google, Oracle, Cisco, Rustcon, EcoTrust e Fortinet.
Contato para informações: [email protected] | 0800 0231 231 | 4002-0231
Como será a operação em 2026 e quando começam as turmas
Ao longo de 2026, a unidade deve atender cerca de 800 alunos por dia em três períodos (manhã, tarde e noite), com média de 20 turmas por mês. Na capacidade máxima, pode chegar a mais de 417 mil horas/ano de treinamentos.
Primeira turma em fevereiro e novas áreas previstas
A primeira turma tem previsão de início em fevereiro, com aulas de Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Cibersegurança, voltadas à capacitação de profissionais de uma grande empresa do setor de Óleo e Gás.
Além disso, o Digitech prevê oportunidades em:
- Ciência de Dados
- Desenvolvimento de Softwares
- Internet das Coisas (IoT)
- Realidade Mista, Aumentada e Virtual
As aulas de Cibersegurança e de Internet das Coisas serão inéditas no estado do Rio, com ofertas tanto para cursos técnicos quanto de qualificação profissional e setorial, para empresas e para pessoas físicas.