
Niterói voltou a ganhar destaque nacional e aparece como a quinta melhor cidade do Brasil rumo à universalização do saneamento entre municípios de grande porte. O resultado, divulgado no Ranking ABES, reforça o impacto direto do saneamento na saúde, na qualidade de vida e na preservação ambiental. Além disso, a cidade é a única do Rio de Janeiro entre as primeiras 50 colocadas.
Niterói no Ranking ABES da Universalização do Saneamento
Niterói segue como referência nacional em saneamento básico e se consolidou na quinta posição rumo à universalização do saneamento entre os municípios de grande porte, segundo o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, publicado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
Ao todo, conforme a pesquisa, 63 cidades do Brasil estão rumo à universalização do saneamento, o que representa 2,54% das cidades analisadas e 1,13% dos municípios brasileiros. Nesse cenário, Niterói se destaca por ser a única cidade do Rio de Janeiro entre as primeiras 50 contempladas no ranking.

Metas do Marco Legal e indicadores atuais de Niterói
Cobertura de água e esgoto hoje
De acordo com o Marco Legal do Saneamento, o município já alcançou a universalização. O marco estabelece que todas as cidades atinjam 99% de cobertura de água e 90% de cobertura de esgoto até 2033.
Atualmente, Niterói registra:
- 100% de abastecimento de água
- 95,6% de coleta e tratamento de esgoto
Investimentos e operação do serviço desde 1999
A cidade já conta com mais de R$ 1,7 bilhão investidos pela Águas de Niterói, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico no município desde 1999, em tecnologia e infraestrutura do sistema.
Plano para chegar a 100% de cobertura de esgoto até dezembro de 2028
A concessionária afirma que segue investindo para alcançar 100% de cobertura de esgoto. Para isso, a empresa vai investir R$ 315 milhões, nos próximos três anos, com a meta de atingir esse patamar até dezembro de 2028.
O objetivo é levar rede coletora de esgoto para todos os bairros e comunidades de Niterói, contribuindo diretamente para:
- qualidade de vida e saúde da população;
- valorização imobiliária;
- preservação dos corpos hídricos do município.
As obras começaram em novembro deste ano, em bairros como Engenhoca, Maceió, Santa Bárbara e Largo da Batalha.
O que diz a Águas de Niterói
Segundo o diretor-executivo da concessionária, Bernardo Gonçalves, o resultado reforça a consistência do modelo do município e a continuidade dos investimentos:
“Esse novo reconhecimento da ABES reforça que Niterói está no caminho certo e que a Águas de Niterói segue prestando um serviço de excelência (…) Seguimos investindo para avançar ainda mais, com o compromisso de levar coleta e tratamento de esgoto a 100% da cidade, garantindo saúde, desenvolvimento urbano e preservação ambiental para as futuras gerações”, destacou.
Sobre o ranking: como a ABES avalia a universalização
O Ranking ABES da Universalização do Saneamento avalia o estágio dos municípios brasileiros no avanço do saneamento básico, com base em indicadores oficiais do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), de 2023.
Os dados considerados estão relacionados a:
- abastecimento de água;
- coleta e tratamento de esgoto;
- destinação adequada de resíduos sólidos.
O documento compila dados de cerca de 45% dos municípios do país, que concentram aproximadamente 80% da população brasileira.