
A programação do Cine Arte UFF de 11 a 17 de dezembro chega com filmes e debates que atravessam memória, política e cultura pop. Além disso, a semana acompanha o impacto internacional de O AGENTE SECRETO e a reta final do Festival de Cinema Francês do Brasil, com títulos que prometem movimentar a sala.
Programação Cine Arte UFF (11 a 17 de dezembro)
Assim como em Ainda Estou Aqui, a direção de arte de O AGENTE SECRETO nos devolve o passado. Em uma certa cena, vemos um quadro de Jesus, o Cristo, pendurado na parede, como era comum nos lares daquela época, os anos 70. No entanto, estranhamente, este Jesus tem as feições parecidas com as do diretor Kleber Mendonça Filho.
A ideia ajuda a dimensionar um contraste: todo o sucesso de crítica e mídia que o filme vem angariando, principalmente no exterior, não se transformou em grande entusiasmo por parte do público brasileiro. Afinal, santo de casa não faz milagre; e este “santo”, tal como o Estado Brasileiro, ainda deixa os corpos para o espectador remover.

O AGENTE SECRETO e o peso das premiações
Como dito aqui há poucas semanas, O AGENTE SECRETO tem impactado as premiações nos Estados Unidos juntamente com o filme de Paul Thomas Anderson, Uma Batalha Após a Outra.
O longa foi escolhido o Melhor Filme Internacional pelas associações de críticos de Nova Iorque e Los Angeles. Além disso, a associação de críticos de Los Angeles ainda o considerou o segundo melhor do ano, de maneira geral. Já Wagner Moura foi eleito Melhor Ator pelos nova-iorquinos.
Agora, com a divulgação das indicações para o Globo de Ouro (Melhor Filme – Drama, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator – Drama), a expectativa é que o filme alcance a marca de um milhão de ingressos vendidos.
Festival de Cinema Francês do Brasil na reta final
Entrando na terceira e última semana, o público do Cine Arte UFF pode se deleitar com atrações como:
- VOZ DE ALUGUEL
- A MULHER MAIS RICA DO MUNDO
- ERA UMA VEZ MINHA MÃE
Segunda-feira particularmente divertida
A segunda-feira está particularmente divertida com títulos como:
- VIZINHOS BÁRBAROS, de Julie Delpy
- A CABRA, de Francis Veber
Neste último, a dupla Pierre Richard – Gérard Depardieu rende momentos de pura insanidade.
MORRA, AMOR e Jennifer Lawrence em evidência
De insanidade também vive o personagem de Jennifer Lawrence em MORRA, AMOR — e a atriz foi indicada ao Globo de Ouro (Melhor Atriz – Drama).