Medalha na Câmara (1
Foto: Guto Rodriguez

Uma escola pública do Morro do Castro colocou Niterói entre as referências do país em robótica. A Escola Municipal João Brazil foi homenageada na Câmara após ficar entre as 10 melhores do Brasil na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. O reconhecimento reforça como investimento e oportunidade podem abrir caminhos reais para estudantes da rede municipal.

Homenagem na Câmara reconhece feito histórico na robótica

Estudantes e profissionais da Escola Municipal João Brazil, no Morro do Castro, foram homenageados nesta quarta-feira (10) com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Niterói após conquistarem um feito histórico: ficar entre as 10 melhores escolas do Brasil em robótica na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, realizada em Vitória, no Espírito Santo. Ao todo, foram homenageados 29 estudantes, três professores e a equipe gestora da escola.

Medalha na Câmara (2)
Foto: Guto Rodriguez

Investimentos na educação impulsionaram resultados nos últimos três anos

A moção marca o reconhecimento a anos de dedicação da comunidade escolar, que ganhou novo impulso nos últimos três anos a partir dos investimentos da Secretaria Municipal de Educação em equipamentos, formação e incentivo à participação em competições. Desde então, a João Brazil acumula resultados expressivos nas etapas regional, estadual e nacional da OBR.

“Ver uma escola pública de Niterói entre as melhores do país em uma competição desse porte é motivo de profundo orgulho. A João Brazil mostra, mais uma vez, que quando a educação oferece oportunidades, o talento dos nossos estudantes floresce. Fizemos investimentos importantes em equipamentos para que eles tivessem melhores condições nas competições e estamos ampliando esse trabalho para toda a rede por meio do Clube Maker, inaugurado recentemente no Centro de Formação Darcy Ribeiro”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

OBR reúne 2,8 mil equipes e premia desempenho técnico e liderança

A OBR é a maior competição de robótica da América Latina, reunindo cerca de 2,8 mil equipes de escolas públicas e privadas de todo o país. Para chegar à fase nacional, os estudantes da João Brazil venceram as etapas regional e estadual, demonstrando:

  • alto desempenho técnico
  • capacidade de resolução de problemas
  • trabalho em equipe
  • liderança estudantil

Além disso, conquistaram bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ/CNPq).

Moção proposta por vereador destaca inovação e protagonismo estudantil

A iniciativa, proposta pelo vereador Rodrigo Farah, reconhece a trajetória de excelência da unidade, que vem se destacando nacionalmente ao transformar inovação, criatividade e pesquisa em práticas pedagógicas que ampliam o protagonismo estudantil.

Medalha na Câmara
Foto: Guto Rodriguez

Resultados nacionais se repetem e escola confirma destaque em 2025

Em 2024, a escola ficou entre as dez melhores do Brasil na Modalidade Artística e alcançou o 11º lugar nacional na Modalidade Resgate. Em 2025, repetiu o desempenho de destaque, conquistando o 8º lugar nacional no Resgate Nível I e reafirmando-se entre as melhores do país.

A João Brazil também vem obtendo resultados expressivos em outras competições, como o Torneio Juvenil de Robótica, Cybertown e eventos da FAETEC, com premiações em Resgate no Plano, Dança com Robôs e Resgate de Alto Risco.

Depoimentos mostram impacto social e novos horizontes para estudantes

“A robótica é muito importante para mim por causa de um sonho que eu tenho, que é conhecer outros lugares, e a robótica está me proporcionando isso. Hoje, por exemplo, estamos na Câmara Municipal, e no futuro posso ir ainda mais longe. E isso só acontece porque estou na escola pública”, declarou o estudante homenageado Théo Alexandre.

“Estamos muito felizes com essa homenagem. Sou grato pelo reconhecimento e pelo apoio que a Secretaria tem dado. Esse foi um dos melhores anos da robótica na escola, porque tivemos muito suporte com equipamentos e com as viagens para as competições. Vamos continuar dando o nosso melhor”, afirmou Rafael Mendes, capitão de equipe.

Clube Maker amplia acesso à robótica para toda a rede municipal

A trajetória da João Brazil tem inspirado novos projetos na Rede Municipal, como o Clube Maker, inaugurado recentemente no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto, ampliando o acesso à robótica para estudantes de todas as unidades.

“Nós estamos muito felizes e emocionados. As crianças merecem muito. Esse trabalho começou e se intensificou desde 2023, e as equipes têm podido treinar, criar robôs, estudar e competir. O reconhecimento da Câmara é essencial para motivar ainda mais nossos estudantes”, destacou a professora Evelyn Crespo, treinadora das equipes e também homenageada.