PM divulga saldo da nova operação no Salgueiro, em São Gonçalo
Foto: PMERJ

Uma operação de grande porte realizada nesta quinta-feira (11) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, mobilizou cerca de mil agentes das forças de segurança. Apesar da dimensão da ação e do intenso confronto armado registrado no local, não houve prisões ao final da operação.

A ação fez parte da Operação Contenção e teve como foco o cumprimento de mandados de busca, além do apoio a investigações que apuram a atuação e a expansão territorial do Comando Vermelho na região de São Gonçalo.

Logo no início da operação, as equipes enfrentaram resistência armada. Houve troca de tiros com criminosos e a presença de barricadas espalhadas pelo complexo. Ao todo, aproximadamente 25 toneladas de obstáculos foram retiradas do local pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais da Polícia Militar.

Durante a ação, os agentes localizaram e apreenderam três veículos roubados. Também foi recolhida uma quantidade de drogas, que ainda não teve o volume contabilizado. Todo o material será incorporado às investigações em andamento.

Estrutura da operação no Salgueiro

Para garantir o avanço das equipes em São Gonçalo, a operação contou com um grande aparato logístico. Foram utilizados 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, sendo duas delas blindadas.

A Polícia Militar atuou com 880 agentes do Comando de Operações Especiais. Entre os efetivos empregados estavam policiais do Bope, BAC, BPChoq, GAM, além do RECOM, do Comando de Polícia Rodoviária e de Grupamentos de Ações Táticas. Também participaram equipes de 22 delegacias da Região Metropolitana e da Região dos Lagos.

Já a Polícia Civil empregou 120 agentes, incluindo equipes da Coordenadoria de Operações Especiais, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e de 22 delegacias distritais. As forças foram distribuídas em diferentes pontos do Complexo do Salgueiro para assegurar o cumprimento das medidas judiciais.