
A cidade de Niterói vem registrando, por duas semanas seguidas, invasões e trocas de tiros entre grupos rivais, com episódios que atingiram diferentes regiões da cidade.
As investidas do Terceiro Comando Puro contra áreas controladas pelo Comando Vermelho reacenderam a disputa armada e ampliaram o clima de tensão entre moradores.
Confrontos se espalham por bairros de Niterói
Os confrontos se intensificaram a partir da última semana, quando o TCP avançou sobre territórios dominados pelo CV, facção que detém quase todo o controle das comunidades de Niterói. O episódio mais recente ocorreu entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, marcado por disparos contínuos que voltaram a assustar moradores.
A ofensiva começou no dia 24, quando o TCP promoveu invasões simultâneas em comunidades como Santo Cristo e Palmeira, no Fonseca; no Morro do Preventório, em Charitas; e no Morro do Estado, que fica entre a Zona Sul e o Centro. A Polícia Militar realizou operações nessas áreas e, no Preventório, encontrou o corpo de uma vítima de disparos.
Ações policiais e prisões
Durante a operação no Fonseca, equipes do 12º BPM trocaram tiros com criminosos. A ação resultou na prisão de dois integrantes do TCP e na apreensão de dois fuzis, granadas e radiotransmissores. Segundo o comandante do batalhão, coronel Leonardo de Oliveira, o cenário indicava perda de território por parte do CV.
Ainda na semana passada, imagens que viralizaram nas redes sociais mostraram homens armados descendo de uma van e entrando no Morro do Estado. Dias depois, moradores de Santo Cristo, Palmeira, Pimba e Coreia relataram a noite com maior volume de tiros desde o início da disputa. Houve registros de disparos também no Morro do Estado.
A Polícia Militar afirma que reforçou o patrulhamento em todas as regiões de Niterói. De acordo com o coronel Oliveira, há indícios de que integrantes do CV de São Gonçalo, especialmente do Morro do Castro, possam ter se deslocado para comunidades do Fonseca para reforçar a defesa contra o TCP.