
Um sargento da Polícia Militar foi preso na comunidade da Palmeira, em Niterói, durante uma ação motivada por tiroteio registrado na noite passada. Identificado como Ednei Silva de Andrade, lotado no 15º BPM (Duque de Caxias), ele estava dentro de um veículo com marcas de tiro e portava um fuzil e uma pistola com numeração suprimida. Os policiais também localizaram dentro do carro R$ 2.800,00 em espécie e dois telefones celulares.
O flagrante foi feito a partir do Sistema de Monitoramento da Prefeitura de Niterói, que identificou disparos na região e acionou rapidamente a Polícia Militar.
A corporação afirmou que não compactua com desvios de conduta e que crimes cometidos por agentes serão investigados. A defesa do sargento ainda não se manifestou. O caso foi registrado na 78ª DP e segue sob investigação.
ShotSpotter alertou para os disparos
O tiroteio no Fonseca foi detectado pelo sistema ShotSpotter, instalado na cidade, que apontou automaticamente a localização dos disparos e acionou o protocolo de resposta integrada do CISP.
Além das câmeras e sensores acústicos, drones e portais de monitoramento auxiliaram no rastreamento de criminosos que teriam vindo de outros municípios.
Criminosos vindos do Rio atravessaram para Niterói
Segundo o comando das forças de segurança:
- Ao menos seis criminosos atravessaram a ponte em direção a Niterói
- Eles são apontados como responsáveis pelos disparos no Fonseca
- Três fuzis foram apreendidos na operação
- Quatro criminosos foram presos — dois vindos de Acari e dois de Irajá
A ação envolveu equipes do:
- 12º BPM (Niterói)
- Polícia Rodoviária Federal
- Polícia Civil
Ação integrada continua
As forças de segurança seguem atuando de forma ininterrupta, buscando identificar e prender todos os envolvidos nos ataques armados. O monitoramento permanece reforçado em toda a região da Zona Norte de Niterói.
“O trabalho continua até que todos sejam identificados e presos”, afirmou o comando da operação.
Disque-Denúncia para apoio da população
A Prefeitura e as forças policiais reforçam que informações anônimas podem ajudar a capturar criminosos:
2253-1177 — Disque Denúncia
Informação salva vidas e auxilia na proteção da cidade.