Niterói recebeu, nesta quinta-feira (04), a abertura oficial da XXX Cúpula de Mercocidades, maior rede de cooperação urbana da América Latina, reunindo mais de 500 prefeitos e gestores públicos no Caminho Niemeyer.
Durante o discurso de abertura, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que as cidades latino-americanas precisam combinar ações firmes contra o crime com políticas estruturadas de prevenção:
“Decidimos disputar a juventude com o crime, disputar cada menino, cada jovem. Dar uma oportunidade de sonhar, de construir uma nova trajetória para cada um desses jovens é, sem dúvida, um dos instrumentos mais importantes de prevenção à violência”, afirmou o prefeito de Niterói.
Foto: Evelen Gouvêa
O prefeito assume a presidência da Rede Mercocidades nesta sexta-feira (05) e anunciou a proposta de criar uma escola de gestores de segurança pública para apoiar cidades de toda a região.
Exemplo de Niterói é destaque internacional
Rodrigo Neves citou os resultados do Pacto Niterói Contra a Violência, que reduziu em mais de 80% os roubos de veículos e homicídios na cidade, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP).
“Conseguimos reduzir a violência, combater o crime, sem aumentar a letalidade policial. Não podemos ceder às tentações autoritárias de soluções fáceis para um problema tão complexo como a segurança pública. O século XXI é o século das cidades. E, nesses trinta anos de fundação da rede, precisamos fortalecer nossa entidade para cumprir sua missão diante deste momento histórico”, ressaltou Rodrigo Neves.
Ele também enfatizou que a queda dos indicadores ocorreu sem aumento da letalidade policial, reforçando o modelo de prevenção e tecnologia adotado pelo município.
Foto: Claudio Fernandes
O ministro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o Governo Federal vê com grande apreço a crescente cooperação entre municípios, a formação de redes, a busca compartilhada de soluções para desafios comuns e o exercício conjunto de práticas solidárias e democráticas.
“As cidades constituem a unidade básica da integração. É nelas que os avanços se traduzem em serviços, oportunidades, infraestrutura, direitos e qualidade de vida. O Brasil continuará comprometido com uma integração profunda, orientada às pessoas e aos seus territórios, com vistas à construção de um futuro comum de paz. Essa é a política externa — e também doméstica — do presidente Lula”, reforçou o ministro.
O evento contou com autoridades do Brasil e do exterior:
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, destacou que cidades são o núcleo da integração latino-americana
Eduardo Paes, prefeito do Rio, defendeu que as prefeituras são onde as soluções precisam funcionar na prática
Mario Bergara, prefeito de Montevidéu, reforçou que os desafios urbanos são comuns em toda a região e exigem cooperação
“Atendemos às necessidades da nossa gente, oferecendo bem-estar às comunidades e resolvendo os desafios do dia a dia — na infraestrutura, limpeza, ruas, iluminação, cultura, igualdade, direitos e segurança. Isso nos une: enfrentamos questões semelhantes e buscamos soluções parecidas, sempre com democracia e participação cidadã. Nenhum de nós pode ter a pretensão messiânica de resolver, do Olimpo, os problemas das pessoas. Cada morador sabe onde estão as dificuldades — e só podemos solucioná-las juntos, com participação, diálogo e convivência. Essa é a forma democrática de resolver”, afirmou Bergara.
Para o prefeito do Rio e presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Eduardo Paes, é por meio de redes como a Mercocidades que é possível trocar experiências e avançar melhor e mais rápido.
“Mais do que nunca, precisamos discutir segurança pública também a partir das cidades. Elas são o melhor espaço para refletir sobre tudo isso, porque nelas não há espaço para abstrações: é preciso entregar resultado. Nas prefeituras, conhecemos melhor do que ninguém o terreno onde as políticas públicas serão implementadas, onde as obras vão acontecer e como devemos priorizá-las”, disse Paes.
Encontro reúne prefeitos e especialistas de toda a região
A Cúpula segue até esta sexta-feira com o tema:
“Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”
A programação inclui:
mesas de debate sobre segurança, clima e inclusão social
intercâmbio de políticas públicas
participação de organismos internacionais
transmissão ao vivo para toda a América Latina
O evento representa o marco dos 30 anos da Rede Mercocidades, que reúne as 400 cidades mais importantes da região.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade