
A Prefeitura de Niterói entregou neste domingo (30) a nova Plataforma Urbana Digital (PUD) de Santa Bárbara, um espaço moderno voltado à inclusão digital, formação profissional e cidadania tecnológica para moradores de todas as idades. O equipamento chega com mais de 400 vagas em cursos gratuitos de audiovisual, games, marketing e inovação tecnológica.
A inauguração contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, da vice-prefeita Isabel Swan, da primeira-dama Fernanda Sixel Neves, da secretária de Ciência e Tecnologia Juliana Benício e lideranças da comunidade.
Tecnologia que muda vidas no presente — e garante o futuro
A unidade faz parte do programa municipal de Polos de Desenvolvimento Urbano (PUDs), que impulsiona bairros populares com equipamentos que unem qualificação, cultura, convivência e tecnologia.
“A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara vai trazer inclusão, tecnologia, conhecimento e cursos de qualidade para pessoas de todas as idades. Isso é cuidar do futuro dos nossos filhos. Eu sempre acreditei que não há improviso ou atalho para uma boa administração. É preciso planejar, estudar e ouvir as pessoas. Estamos nos inspirando em exemplos como Barcelona, que transformou seus bairros com investimentos de qualidade. É isso que estamos fazendo aqui: oferecendo equipamentos públicos que geram autoestima, pertencimento e oportunidades reais para a população”, destacou Rodrigo Neves.
O prefeito também anunciou R$ 12 milhões em obras de contenção e drenagem nas ruas Jandira Pereira e José Alves de Brito, reforçando segurança e infraestrutura para o bairro.
Durante a inauguração da Plataforma Urbana Digital (PUD) Santa Bárbara, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, destacou a responsabilidade e o compromisso da gestão com a excelência na oferta de capacitação digital e inclusão tecnológica para a população de Niterói.
“Esse projeto é fruto de uma construção coletiva, onde cada etapa foi como um bastão passado de mão em mão. Começou com os atletas que idealizaram o conceito, seguiu com o arquiteto e artista incrível que deu forma a esse espaço, e depois a ION. Agora, esse bastão chega à Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, e a nossa missão é estar à altura desse legado. Os cursos de capacitação e inclusão digital oferecidos aqui serão melhores do que muitos da rede privada. Vamos entregar excelência em serviço público, com uma estrutura de ponta e um corpo técnico preparado. E tudo isso em parceria com a Secretaria de Educação, porque é aqui que a gente vai unir educação com inclusão digital de forma transformadora”, afirmou a secretária.
O que a PUD oferece
✔ Cursos gratuitos de audiovisual, inclusão digital, games e tecnologia
✔ Espaço E-Sports com computadores gamers e consoles
✔ Gruta de Realidade Virtual
✔ Salas multiuso, área de convivência e estudos
✔ Wi-Fi livre, elevador e acessibilidade total
✔ Energia gerada por placas solares
Um ambiente pensado para o desenvolvimento criativo, profissional e humano da juventude local.
Depoimentos que mostram o impacto
“É uma grande oportunidade para nossas crianças aprenderem tecnologia e sonharem mais alto.”
— Vanessa Lourenço, moradora há 16 anos
“Já me inscrevi em robótica! Isso melhora muito o currículo para o primeiro emprego.”
— Letícia Alves, 16 anos
Transformação social com planejamento
A iniciativa está conectada a políticas estruturantes como o NAV – Niterói Audiovisual, que impulsiona a nova economia criativa na cidade.
“Esse é um belíssimo prédio em Niterói, e sua arquitetura simboliza dignidade, cidadania, respeito e qualidade de vida para o povo, especialmente para crianças e jovens. Sua beleza só fará sentido se for ocupada pelos futuros cidadãos, que poderão aprender e se desenvolver, inclusive por meio de cursos profissionalizantes. Essa plataforma não é uma ação isolada — ela está conectada com outras políticas estruturantes da cidade. Por que ela é voltada para o audiovisual? Porque temos o programa NAV – Niterói Audiovisual. Há planejamento por trás de cada passo. Sabemos onde estávamos, onde estamos e onde queremos chegar, graças a uma liderança comprometida e focada no futuro”, afirmou Fernanda Sixel.
“Eu, que estou grávida, fico muito feliz de participar de um governo que se preocupa com as crianças, os jovens e os nossos idosos. Com equipamentos como este, vamos poder proporcionar uma vida melhor para eles e seus familiares. Educação e esporte são fundamentais”, reforçou a vice-prefeita Isabel Swan.
Compromisso com Santa Bárbara
A plataforma complementa outras estruturas educacionais do bairro — uma verdadeira rede de desenvolvimento comunitário.
“A comunidade de Santa Bárbara está sendo transformada com essa nova entrega. Agora, com a Plataforma Urbana Digital, ao lado das unidades municipal e estadual, teremos um espaço que vai orgulhar nossa gente. Nossas crianças, adolescentes e até os idosos vão poder participar de processos de formação que realmente fazem a diferença. É um dia de muita emoção. A política tem seus desafios, mas momentos como esse mostram que vale a pena, porque estamos construindo um futuro melhor por meio da educação e da inclusão digital”, comemorou o secretário de Educação, Bira Marques.
Um novo capítulo para a juventude de Santa Bárbara
Moderna, acessível e sustentável, a nova PUD consolida Niterói como referência em tecnologia social e abre portas para que centenas de jovens se conectem à economia do futuro.






