Além dos tratamentos convencionais, quem convive com o melasma pode recorrer a métodos naturais - Créditos: depositphotos.com / toa55
Além dos tratamentos convencionais, quem convive com o melasma pode recorrer a métodos naturais - Créditos: depositphotos.com / toa55

Entre as condições dermatológicas mais frequentes na população adulta, o melasma tem se destacado nos consultórios e preocupa quem busca melhorar a aparência da pele, por causa das manchas escuras, especialmente no rosto, que podem causar incômodo estético e emocional. A procura por formas de amenizar esse quadro é comum, e há alternativas que podem ser aplicadas em casa, desde que de maneira responsável, considerando que nem todas são seguras ou eficazes.

Por que o melasma aparece e quais fatores estão envolvidos?

O melasma se manifesta como hiperpigmentação, com manchas acastanhadas de tamanho e intensidade variados. Essas marcas aparecem geralmente em áreas muito expostas ao sol, como testa, bochechas e buço, devido à produção elevada de melanina.

Esse estímulo pode ser agravado por fatores hormonais, predisposição genética, uso de alguns medicamentos e calor excessivo. Entender esses elementos é fundamental para adotar o tratamento mais eficaz e seguro.

O melasma se manifesta como hiperpigmentação – Créditos: depositphotos.com / TanyaLovus

Conheça os tratamentos caseiros mais indicados para o melasma

Além dos tratamentos convencionais, quem convive com o melasma pode recorrer a métodos naturais que ajudam no controle das manchas, desde que utilizados com orientação e bom senso. A abordagem caseira pode ser aliada à rotina diária para otimizar resultados.

Veja abaixo quais são os tratamentos caseiros mais recomendados por dermatologistas e como eles atuam suavemente na pele:

O melasma se manifesta como hiperpigmentação

Como conseguir melhores resultados com cuidados em casa

A resposta positiva ao tratamento caseiro depende da combinação de diferentes estratégias e da adoção de hábitos saudáveis, que atuam diretamente na saúde da pele. Aliar técnicas naturais, disciplina e autocuidado cotidiano é fundamental para perceber evolução nas manchas.

Manter a pele limpa, utilizar hidratantes apropriados, controlar o estresse e consumir água regularmente são atitudes que reforçam os benefícios, assim como o acompanhamento dermatológico. Um cuidado fundamental é o uso contínuo de protetor solar, inclusive quando não estiver ao ar livre.

Veja o vídeo abaixo da Dra. Marina Hayashida sobre melasma:

Evite práticas perigrosas ao tratar melasma em casa

Algumas práticas populares podem ser prejudiciais à pele e agravar as manchas, portanto, é importante reconhecer o que deve ser evitado. Substâncias abrasivas e receitas sem respaldo científico podem provocar ainda mais danos ou irritações.

Abaixo estão os principais cuidados que você deve tomar ao lidar com o melasma em casa, sempre priorizando a segurança e a saúde cutânea:

  1. Evitar exfoliação agressiva.
  2. Não utilizar clareadores sem orientação médica.
  3. Suspender qualquer produto que provoque coceira, vermelhidão intensa ou ardência.