ENEL RIO REMOVE ‘GATOS’ DE ENERGIA

Uma operação da Enel Rio contra irregularidades no consumo identificou furto de energia em dois estabelecimentos de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Além do prejuízo ao sistema, a distribuidora alerta para riscos de curto-circuito, sobrecarga e interrupções que atingem moradores e comércio.

Operação da Enel Rio encontra “gatos” em São Gonçalo

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2025 – Durante ações de combate a irregularidades, a Enel Rio identificou “gatos” de energia em uma fábrica de gelo e em um galpão em obras em São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio).

Os técnicos da empresa atuaram acompanhados por policiais civis da 74ª DP (Alcântara), que fiscalizaram os dois estabelecimentos.

ENEL RIO REMOVE ‘GATOS’ DE ENERGIA

Ligação clandestina com cabos e transformador da distribuidora

Em um dos locais, as equipes constataram uma ligação clandestina usando cabos e um transformador da própria distribuidora, descrito como exclusivo para alimentar esse tipo de estabelecimento.

Segundo a Enel, a prática caracteriza furto de energia elétrica. Após a realização da perícia, a irregularidade foi desfeita e os locais tiveram o fornecimento de energia suspenso. Na 74ª DP, foi aberto um Registro de Ocorrência.

Furto de energia é crime e amplia riscos para a população

A Enel reforça que furtar energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, podendo ser ampliada. Com a nova lei sancionada, se o crime envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário e metroviário, a pena pode chegar a até oito anos.

Além das consequências criminais, quem faz “gato” de energia pode ser cobrado pelos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade.

ENEL RIO REMOVE ‘GATOS’ DE ENERGIA

Por que isso afeta todo mundo?

De acordo com a distribuidora, o furto de energia:

  • compromete a qualidade do serviço prestado;
  • aumenta o risco de curtos-circuitos e sobrecargas;
  • pode provocar interrupções no fornecimento;
  • expõe a população a perigo, sobretudo quem manipula a rede de forma clandestina.

A Enel estima que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, cobrindo 73% do território estadual em uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé concentram a maior parte do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.