Música Antiga UFF by JOAO FANARA - 69
Foto: Divulgação

Dezembro começa com música e clima de celebração no Centro de Artes UFF, em Icaraí, Niterói. Em dois concertos, a programação reúne tradição natalina, repertório histórico e obras de Villa-Lobos, marcando também os 65 anos da Universidade Federal Fluminense.

Centro de Artes UFF apresenta concertos de dezembro em Niterói

Abrindo o mês, no dia 7 de dezembro (domingo), às 10:30h, o grupo Música Antiga da UFF apresenta o concerto “Cantos, contos e danças”, que marca o encerramento da sua temporada 2025.

Concerto natalino “Cantos, contos e danças” encerra temporada 2025

O repertório reúne peças musicais das tradições ibérica, italiana, inglesa e latino-americana dos séculos XVI ao XVIII. O mote são canções que narram histórias de tradição natalina, entremeadas por músicas de dança que, ao longo dos séculos, estiveram presentes em momentos de celebrações e festividades.

Quarteto de Cordas da UFF recebe Kayami Satomi em noite Villa-Lobos

Já no dia 9 de dezembro (terça-feira), às 19h, o Quarteto de Cordas da UFF convida o violoncelista Kayami Satomi para interpretarem obras de Villa-Lobos.

Convidado tem formação na Alemanha e passagem por academia italiana

Kayami Satomi possui formação musical na Universidade de Münster (Alemanha), tendo sido aluno da Academia Chigiana de Siena (Itália), e estudado com um dos maiores ícones do violoncelo. A apresentação marca o encerramento da quadragésima temporada do Quarteto, com composições recheadas de modernismo e brasilidade.

Ingresso, horários e endereço (serviço)

Os dois concertos integram as atividades comemorativas dos 65 anos da UFF.

  • Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
  • Compra: bilheteria local (14h às 21h) ou online
  • Local: Centro de Artes UFF
  • Endereço: Rua Miguel de Frias n. 9, Icaraí, Niterói
  • Datas e horários:
    • 07/12 (domingo), 10:30h — Música Antiga da UFF: “Cantos, contos e danças”
    • 09/12 (terça-feira), 19h — Quarteto de Cordas da UFF + Kayami Satomi: Villa-Lobos

Ao reunir tradição, repertório histórico e brasilidade no palco, a programação reforça o papel da UFF na formação cultural e no acesso a concertos em Niterói.