Embarque do Flamengo: veja o que muda no trânsito do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/ YouTube

O Rio de Janeiro terá mudanças no trânsito nesta quarta-feira (26) devido ao embarque da delegação do Flamengo rumo à final da Libertadores, marcada para sábado (29). A movimentação deve começar no início da tarde e atrair milhares de torcedores ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, a operação foi planejada para garantir segurança e fluidez no deslocamento do time, que deve deixar o Ninho do Urubu e seguir até o Galeão em comboio escoltado. A expectativa das autoridades é que cerca de 10 mil pessoas acompanhem a saída da equipe.

Interdições e alterações no trânsito

O esquema envolve órgãos municipais, concessionárias e a administração do aeroporto. A partir das 14h, algumas vias da Ilha do Governador serão bloqueadas para facilitar o trajeto da delegação. Estão previstas interdições na Estrada do Galeão, no sentido Centro, e na Ponte Velha do Galeão, que ficará totalmente fechada até a dispersão do público.

Durante esse período, todo acesso à Ilha do Governador deverá ser realizado pela Ponte Nova. Linhas de ônibus municipais e intermunicipais que utilizam a Ponte Velha também serão desviadas.

Rotas alternativas liberadas

Motoristas que seguem em direção ao Centro do Rio de Janeiro precisarão usar a Ponte Nova. Já quem estiver em direção à Linha Vermelha, sentido Duque de Caxias, deverá seguir pela Ponte Nova, Via Expressa Presidente João Goulart, Avenida Brigadeiro Trompowski, retorno na Ilha do Fundão e, em seguida, acessar a Linha Vermelha sentido Baixada.

Orientações ao público

O Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro e o clube orientam que os torcedores evitem esperar a delegação na porta do Ninho do Urubu ou acompanhar o percurso inicial. Isso porque o comboio seguirá direto até o aeroporto, sem previsão de paradas ao longo do caminho.

A presença da torcida será concentrada no Terminal Aroldo Melodia, na Cidade Universitária. A partir da aproximação dos ônibus, os torcedores poderão acompanhar o comboio apenas até a entrada do Terminal de Cargas do Galeão.

Reforço no BRT

Para atender ao grande fluxo de pessoas, a Mobi-Rio ampliará a operação de linhas de BRT que passam pelo Terminal Aroldo Melodia. As linhas 42 (Madureira x Galeão), 43 (Santa Efigênia x Fundão) e 90 (Gentileza x Fundão) terão reforço durante toda a movimentação.

Percurso da delegação

O trajeto dos ônibus do Flamengo inclui as seguintes vias do Rio de Janeiro: Estrada dos Bandeirantes, Avenida Salvador Allende, Avenida Abelardo Bueno, Avenida Engenheiro Carlos Carvalho, Curva Chico Anysio, Avenida Ayrton Senna, Linha Amarela, Linha Vermelha, Ponte Velha e, por fim, o Terminal de Cargas do Galeão. A saída do voo está prevista para 17h, com início da operação às 14h.