Modelo de segurança integrado
Foto: Divulgação

Niterói levou seu modelo de segurança pública integrada a um dos principais encontros nacionais da área, em Olímpia (SP). A cidade apresentou estratégias com tecnologia, protocolos unificados e planejamento por dados, apontadas como decisivas para reduzir crimes e preservar vidas.

Niterói apresenta cases no Congresso Brasileiro de Guardas Municipais

Niterói participou do Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, apresentando cases de sucesso e ações alinhadas à política de segurança do município. A exposição foi conduzida pelo secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Felipe Ordacgy, durante a Sessão Solene de Condecorações da Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais (ABLAGUAM) e o XII Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizados em Olímpia (SP).

Responsável pela coordenação estratégica e pela integração das forças de segurança que atuam na cidade, Ordacgy foi homenageado pela ABLAGUAM com a Medalha de Mérito “Honoris Causa”, concedida a personalidades que contribuem para o fortalecimento das Guardas Municipais e para o avanço das políticas públicas de segurança no Brasil.

Modelo de segurança integrado
Foto: Divulgação

Medalha “Honoris Causa” reconhece atuação do GGIM

Ao receber a condecoração, Felipe Ordacgy associou o resultado ao trabalho conjunto das instituições que operam diariamente em Niterói.

“O reconhecimento recebido aqui em Olímpia simboliza o resultado de um esforço coletivo. Nada disso seria possível sem a união de todas as forças de segurança que atuam diariamente na cidade. O modelo de gestão integrada de Niterói é reconhecido por especialistas como uma das experiências mais eficientes do país na área da segurança. A cidade alcançou reduções históricas em crimes como roubos de rua, de veículos e letalidade violenta. Os menores índices em mais de uma década”, afirmou Felipe Ordacgy.

Ações municipais integradas: tecnologia, dados e prevenção

Durante o congresso, o secretário apresentou o tema “Ações Municipais Integradas com as Forças de Segurança”. Entre os pontos destacados, ele citou:

  • uso de tecnologia;
  • adoção de protocolos unificados;
  • planejamento orientado por dados;
  • ações de prevenção em áreas sensíveis.

Operações conjuntas e programas preventivos em Niterói

Na palestra, Ordacgy detalhou estratégias desenvolvidas no município, reforçando a integração entre a atuação municipal e forças estaduais e federais. Ele destacou operações conjuntas como “Asfixia” e “Pharmakom”, além de programas preventivos como o “Pega a Visão”.

Segundo o secretário, os avanços têm sido impulsionados pela cooperação entre órgãos municipais, estaduais e federais. A atuação conjunta com Polícia Federal, PRF, PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Defesa Civil foi citada como fator que tem garantido resultados expressivos.

Encontro reuniu autoridades do SUSP e especialistas nacionais e internacionais

Além da programação principal, o evento abrigou o 10º Encontro de ROMU e Viaturas Táticas, o 4º Encontro da ABLAGUAM e a 1ª Conferência Nacional de Canis de Guardas Municipais. A agenda reuniu autoridades brasileiras e internacionais, representantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e especialistas de diversas regiões.