
A Prefeitura de Niterói entregou, neste sábado (22), as obras de infraestrutura e urbanização do bairro Campo Belo, em Itaipu, na Região Oceânica. O projeto, executado pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), beneficiou 18 ruas, em um total de 6,2 quilômetros. As intervenções, que somam R$ 36,3 milhões, fizeram parte das comemorações pelos 452 anos de Niterói e já mudam o dia a dia dos moradores.
Obras de infraestrutura transformam o Campo Belo
O prefeito Rodrigo Neves esteve no Campo Belo, em Itaipu, neste sábado (22), para a entrega das obras de urbanização do bairro. O contrato, tocado pela ION, contemplou 18 ruas e uma extensão de 6,2 quilômetros, consolidando mais uma etapa do plano de requalificação da Região Oceânica.
Com investimento de R$ 36,3 milhões, as intervenções incluíram a implantação de redes de drenagem, construção de calçadas e meios-fios, além de pavimentação em piso intertravado e asfalto. O objetivo é reduzir alagamentos, melhorar a mobilidade a pé e de veículos e garantir mais qualidade urbana para quem vive e circula pelo bairro.
O prefeito destacou que as obras entregues no Campo Belo se somam a um amplo conjunto de intervenções espalhadas pela Região Oceânica ao longo da última década. Segundo ele, já são mais de 750 obras realizadas em diferentes bairros, dentro de um projeto consistente de revitalização.
“As obras do Campo Belo estão sendo entregues hoje, com uma revitalização completa do bairro, em mais uma etapa do plano de infraestrutura da Região Oceânica. Quero reiterar que, enquanto estivermos à frente da Prefeitura, vamos manter esse planejamento de um desenvolvimento sustentável, trazendo qualidade de vida, qualidade urbana, mantendo e recuperando o nosso patrimônio ambiental. Parabéns ao Campo Belo e parabéns Niterói pelos 452 anos”, reforçou Rodrigo Neves.

Impacto para os moradores: fim da lama e das ruas escuras
Moradoras há quase 30 anos no bairro, Regina Brasil e Maria de Fátima da Silva comemoraram a conclusão das obras e fizeram questão de lembrar como era a realidade do Campo Belo antes da urbanização.
Maria de Fátima recorda um cenário de precariedade, com ruas de terra, pouca estrutura e problemas constantes em dias de chuva.
“A rua era de terra, não tinha iluminação pública, não tinha água encanada, a gente tinha cisterna e comprava água aos poucos. Quando chovia enchia tanto que às vezes não dava para sair de casa. Essa obra foi tudo de bom porque agora a gente está com as ruas asfaltadas e as calçadas para caminhar”, disse Maria de Fátima.
O depoimento mostra o impacto direto das obras de infraestrutura na qualidade de vida da população: segurança para caminhar, mais conforto em dias de chuva e maior sensação de pertencimento ao bairro.

Comunidade mais unida após as intervenções
Além da melhoria física das ruas, o processo de obras também aproximou os vizinhos. A moradora Regina Brasil criou um grupo de moradores para acompanhar as intervenções e estimular o diálogo sobre as mudanças no bairro.
“A gente tomou cuidado para que o foco fossem as melhorias, na aproximação dos moradores. Agora é um dos bairros mais bonitos de Itaipu. Que bom que a gente está, enfim, vivendo esse bem-estar”, explicou Regina Brasil.
O relato reforça que as obras não trouxeram apenas infraestrutura, mas também um sentimento de valorização e organização comunitária, com o Campo Belo se tornando uma referência positiva dentro de Itaipu.

Região Oceânica perto de 100% das ruas com infraestrutura
Nos últimos 10 anos, foram realizadas mais de 750 obras de infraestrutura na Região Oceânica. Em 2013, quando Rodrigo Neves assumiu a Prefeitura pela primeira vez, mais de 90% das ruas da região não tinham asfalto, galerias de drenagem, urbanização nem estrutura básica.
Com as intervenções concluídas e as obras ainda em andamento, a expectativa é que a Região Oceânica alcance quase 100% das ruas com infraestrutura. Isso significa:
- Mais segurança para motoristas e pedestres;
- Redução de alagamentos e enchentes;
- Valorização dos imóveis e do comércio local;
- Melhoria geral na mobilidade urbana e no bem-estar da população.
A entrega das obras do Campo Belo, em pleno aniversário de Niterói, simboliza esse avanço contínuo em direção a uma cidade mais planejada, sustentável e com maior justiça urbana.
