2º Encontro das Nações
Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2025, o Museu da República, no Catete, se transforma em um território de diversidade cultural, ancestralidade e celebração dos povos tradicionais. O 2º Encontro das Nações – Saberes do Estado do Rio de Janeiro reúne povos originários, quilombolas, comunidades de terreiro, ciganos, capoeiristas, jongueiros e sambistas em uma programação gratuita, das 10h às 18h. O evento reforça o papel do Rio como referência na valorização das matrizes africanas, indígenas e populares que moldam a identidade fluminense.

2º Encontro das Nações – Saberes ocupa o Museu da República

O Museu da República, na Rua do Catete, 153, no Rio de Janeiro, se prepara para viver um momento histórico com o 2º Encontro das Nações – Saberes do Estado do Rio de Janeiro. Nos dias 22 e 23 de novembro, das 10h às 18h, o espaço será tomado por saberes, ancestralidade e diversidade, em uma verdadeira imersão cultural com entrada franca e classificação livre.

Em edição inédita e expandida, o encontro reúne:

  • Povos originários
  • Quilombolas
  • Ciganos
  • Comunidades de terreiro
  • Capoeiristas, jongueiros e sambistas

Mais do que uma mostra cultural, o evento se apresenta como um ato de resistência, pertencimento e celebração das raízes que fazem pulsar o Rio de Janeiro em toda a sua pluralidade.

“O Encontro das Nações nasceu da necessidade de reunir, em um mesmo espaço, os saberes e as vozes que formam a identidade do nosso povo. Cada manifestação, cada ritmo, cada comida tradicional é um elo vivo com nossos ancestrais. É sobre celebrar, resistir e ensinar por meio da cultura”, destaca o idealizador Marcelo Fritz.

2º Encontro das Nações
Foto: Divulgação

Diversidade, Consciência Negra e protagonismo das matrizes africanas

Realizado em pleno mês da Consciência Negra, o 2º Encontro das Nações – Saberes reforça o protagonismo das culturas de matriz africana e indígena e o valor das tradições populares como patrimônio imaterial do estado.

Segundo Marcelo Fritz, idealizador do projeto:

“Com o objetivo de dar visibilidade à diversidade cultural e valorizar as tradições que moldaram o patrimônio imaterial do estado, o Encontro das Nações Saberes acontece em pleno mês da Consciência Negra, reafirmando o protagonismo das culturas de matriz africana e indígena. A diversidade é uma potência que move a economia, inspira a arte e dá sabor à cultura. Quando o axé, a moda e a gastronomia se encontram, o resultado é um espetáculo de criatividade e identidade. A moda, a gastronomia, a alma e o axé conectam tudo isso à ancestralidade. Juntos, eles mostram como a cultura é também um motor da economia criativa. É um evento para unir tradição e inovação, mostrando que nossa diversidade é produtiva e visionária.”

Dessa forma, o encontro se consolida como um espaço de reconhecimento, memória e afirmação dos povos e comunidades tradicionais do Estado do Rio de Janeiro.

Programação intensa: livros, filmes, homenagens e debates

Mais de 30 lançamentos de livros e mostra de filmes

Ao longo dos dois dias de evento, o público poderá vivenciar uma programação intensa que conecta arte, conhecimento e militância cultural. Estão previstos:

  • Mais de 30 lançamentos de livros
  • Mostra de filmes
  • Oficinas
  • Palestras
  • Exposições de arte e moda

As palestras abordarão temas como samba, povos originários, nações do povo de santo, cultura cigana, capoeira e outros assuntos ligados à cultura de povos e comunidades tradicionais.

Homenagens a baluartes e difusores culturais

O evento também presta homenagens a baluartes e difusores culturais do Rio de Janeiro, reconhecendo trajetórias fundamentais para a preservação da memória e da fé. Entre os homenageados estão:

  • José Beniste
  • Fernandes de Portugal
  • Mãe Márcia d’ Oxum
  • Professor Babalawô Ivanir dos Santos
  • Márcio d’ Jagun
  • Cigana Kátja Bastos
  • Mãe Glorinha d’ Aziri
  • Mejitó Helena d’ Dan
  • Entre outros nomes de referência

“O que nos move é a certeza de que nossas culturas, quando compartilhadas e respeitadas, fortalecem o sentimento de pertencimento. O Encontro das Nações é uma homenagem viva aos povos que resistem e mantêm acesa a chama da memória e da fé”, reforça Fritz.

Palco da diversidade: samba, jongo, capoeira e povos originários

Shows e apresentações – Sábado, 22 de novembro

O palco da diversidade do 2º Encontro das Nações – Saberes recebe apresentações que conectam ritmo, fé e ancestralidade. No sábado, dia 22, a programação inclui:

  • Participação especial das aldeias Barra Velha (BA), Aldeia Velha (BA) e Aldeia Maracanã (RJ)
  • Bateria da Portela
  • Banda Cigana
  • Capoeira
  • Jongo
  • Jongo Filhos de Benedito
  • Mostra de filmes e palestras com temas como:
    • Samba
    • Povos originários
    • Nações do povo de santo
    • Capoeira
    • Outros temas relacionados à cultura de povos e comunidades tradicionais
  • Xirê homenageando as nações de umbanda
  • Cacique de Ramos, com o Grupo Caciqueandoshow às 16h30

A presença da bateria da Portela reforça o elo do samba com as raízes afro-brasileiras, conectando o terreiro, a rua e a escola de samba em um mesmo espaço simbólico de resistência.

Shows e apresentações – Domingo, 23 de novembro

No domingo, dia 23, a programação segue com:

  • Mostra de filmes e palestras sobre:
    • Povos originários
    • Cultura cigana
    • Nações do povo de santo
    • Temas ligados à cultura de povos e comunidades tradicionais
  • Banda Afro Tafaraogi
  • Xirê homenageando as nações de candomblé
  • Awurêshow às 16h30

Além disso, o evento conta com apresentações do grupo cigano Paulo Cigano y Los Gitanos e do tradicional Jongo Filhos de Benedito, reforçando a força do jongo, do samba e das culturas afro-diaspóricas no estado.

Gastronomia, arte e economia criativa em evidência

Feira multicultural com mais de 90 expositores

A gastronomia, a moda e o artesanato também têm lugar de destaque no 2º Encontro das Nações – Saberes. A feira multicultural vai reunir mais de 90 expositores com produtos autorais, fortalecendo a economia criativa e o empreendedorismo de base comunitária.

Entre as atrações da feira, o público encontrará:

  • Gastronomia diversa
    • Acarajé
    • Comida quilombola
    • Doces artesanais
    • Cervejas locais
  • Moda afro e acessórios
  • Produtos ligados à espiritualidade, ancestralidade e identidade negra

Entre os expositores, estão:

  • Flor de Oyá Boutique
  • Brasil Zulu Moda Afro
  • Acessórios Dafé
  • Cervejaria Farra Bier
  • Saboreie de A a Z
  • Boutique Jurema
  • Drinkeria Sauer
  • DK Arte com Cristais
  • Angú & Cia
  • Entre outros nomes da cena criativa e afroempreendedora

Pertencimento, memória e fortalecimento das identidades

O projeto pretende receber em torno de 2 mil pessoas nos dois dias de programação. Mais do que um evento, o 2º Encontro das Nações – Saberes se apresenta como um encontro de pertencimento, um espaço de resistência, celebração e valorização das matrizes culturais.

A proposta é fortalecer segmentos que mantêm viva a memória ancestral, garantindo que as tradições de ontem se conectem com o presente e o futuro.

Fundado em 2023 pelo ICAPRA – Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro (criado em 1998), o Encontro das Nações nasceu para somar às iniciativas já existentes, oferecendo uma contribuição significativa para a união e o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais do Estado do Rio de Janeiro.

“O encontro nasceu em 2023 e hoje, na sua segunda edição, já traz frutos da semente plantada, que bem regada até aqui já nos proporciona colheita que mostram nossos valores e riquezas”, ressalta a organização.

Serviço – 2º Encontro das Nações – Saberes do Estado do Rio de Janeiro