
Uma operação integrada de trânsito realizada na noite desta sexta-feira (7) em Niterói resultou em 20 veículos autuados e 23 autos de infração aplicados. A ação aconteceu na Avenida João Brasil, no bairro Fonseca, uma das vias mais movimentadas da Zona Norte, e reuniu equipes do 12º BPM (Niterói), Detran-RJ e Guarda Municipal.
Batizada de “Operação Integrada de Trânsito”, a iniciativa faz parte do planejamento de segurança viária desenvolvido pelo 4º CPA / 12° BPM / 3ª Companhia em conjunto com os órgãos municipais e estaduais de fiscalização.
Resultados da operação
Durante o período de duas horas de fiscalização, entre 21h e 23h, as equipes realizaram 68 abordagens a veículos e motocicletas. Como resultado, foram aplicados:
- 23 autos de infração de trânsito (AITs);
- 20 veículos autuados por irregularidades;
- 02 veículos encaminhados ao posto de vistoria;
- 01 autuação relacionada a placas;
- 05 autuações por cano de descarga irregular.
As abordagens envolveram inspeção de documentação, verificação de equipamentos obrigatórios, sinais identificadores e itens de segurança.
Parceria entre forças reforça segurança viária
A ação foi conduzida por guarnições do RAS 03 MPTRAN, MPTRAN 3ª CIA, equipes do Detran-RJ e da Guarda Civil Municipal de Niterói, com apoio logístico e operacional do 12º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com as corporações, o objetivo das operações é coibir infrações de trânsito, identificar veículos irregularese aumentar a sensação de segurança em áreas de grande fluxo de veículos.
Foco em prevenção e ordenamento urbano
As operações integradas vêm sendo realizadas regularmente em pontos estratégicos da cidade, com foco na redução de acidentes, fiscalização de motocicletas irregulares e combate a crimes de receptação e adulteração de veículos.
Segundo os agentes, essas ações também têm impacto direto na segurança pública, uma vez que veículos em situação irregular muitas vezes estão associados a outras práticas ilícitas, como furtos e assaltos.