
A Prefeitura de Niterói confirmou que a decoração de fim de ano não terá a tradicional árvore de Natal da Praça Rádio Amador, em São Francisco. Após dois anos seguidos de problemas — incluindo desabamento —, o plano migra para estrelas gigantes e 10 árvores de médio porte em parques e praças. A mudança mira segurança e impacto visual distribuído pela cidade.
Quedas e falhas: como o problema começou
Em 2023, a estrutura desabou, deixando um amontoado de ferro retorcido na praça. A Estrutend Estrutura, contratada para a montagem da árvore, foi a mesma empresa responsável por um palco que caiu um mês antes na Praia de Icaraí, onde a cantora Marisa Monte se apresentaria.
Contrato e valores sob escrutínio
- A empresa receberia quase R$ 2,94 milhões apenas para a montagem da árvore.
- O vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) esteve no local e representou o caso ao MPRJ.
- Segundo ele, os pontos de fixação e ancoragem se soltaram, o que “demonstra erro de projeto”.
Edital, ancoragens e disputa de preço
O edital previa 13 pontos de estaca e ancoragem. O vereador pediu que técnicos do Crea e do MPRJ verifiquem se isso era suficiente e se foi executado. Ele também apontou que a empresa venceu a licitação por diferença de R$ 0,33 e pertence a um empresário que tem outra empresa conhecida da Emusa, com série de contratos na cidade.
Órgãos de controle em ação
Após o desabamento, a Promotoria de Tutela Coletiva e Defesa da Cidadania instaurou procedimento administrativo para acompanhar estruturas como palcos e árvores na cidade, na programação de Natal e Réveillon. O objetivo é garantir funcionamento adequado, sem risco à população e sem dano ao erário, diante dos episódios na Praia de Icaraí e em São Francisco.