Maricá pode financiar motos elétricas para entregadores e mototaxistas
Foto: Reprodução

A cidade de Maricá pode ganhar, em breve, um programa que promete facilitar o trabalho de entregadores e mototaxistas. O prefeito Washington Quaquá (PT) voltou a falar nas redes sociais sobre a ideia de financiar motos elétricas para profissionais do município.

As publicações feitas no Instagram sinalizam que o foco agora está em veículos subsidiados e em estações de recarga gratuita movidas a energia solar. Segundo Quaquá o objetivo é ajudar quem trabalha nas ruas de Maricá e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais.

Quaquá explica a proposta

Durante a semana, o prefeito de Maricá afirmou que recuperou R$ 25 milhões após a troca do aplicativo que operava o Mumbuca. Segundo ele, esse valor será destinado tanto ao financiamento dos veículos quanto à instalação das estruturas de recarga.

Em outro vídeo, ao lado de um entregador, Quaquá disse que a iniciativa pretende “facilitar e baratear a vida da galera”, reforçando que “tem preocupação com quem depende do transporte para garantir renda na cidade de Maricá”.

Qual moto está nos planos de Maricá

O modelo citado pelo prefeito é a E-Odin 2.0, da LL Motors. Trata-se de uma moto elétrica com autonomia de até 210 km e velocidade de 110 km/h. Atualmente, seu preço inicial gira em torno de R$ 28 mil.

Projeto ainda não chegou à Câmara

Apesar da movimentação nas redes, não há, por enquanto, nenhum projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Maricá. A proposta ainda não foi formalizada pela Prefeitura.

Ideia já havia surgido no início do ano

Essa não é a primeira vez que Quaquá menciona planos para ampliar a mobilidade elétrica em Maricá. No dia 31 de janeiro de 2025, ele apresentou iniciativa semelhante em vídeo divulgado nas redes sociais.

Na publicação, o prefeito explicou que o Banco Mumbuca poderia oferecer financiamentos sem juros para vans, carros, motos e bicicletas elétricas, com o objetivo de reduzir custos para profissionais autônomos e modernizar o transporte na cidade.

“Nós vamos financiar as motos e as bicicletas elétricas, financiadas com juros zero pelo Mumbuca”, disse o prefeito.

Maricá entre as pioneiras da mobilidade elétrica

Caso saia do papel, o programa pode colocar Maricá entre as primeiras cidades do país a oferecer subsídio direto para trabalhadores informais utilizarem veículos elétricos, contando ainda com recarga gratuita.