Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói voltou a realizar blitzes contra motos barulhentas após meses sem operações. Na noite desta quinta-feira (30), a Nittrans realizou uma grande ação de fiscalização em Pendotiba, com o objetivo de coibir escapamentos adulterados e outras infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O retorno das operações acontece após reportagem do Cidade de Niterói relembrar que o órgão estava há alguns meses sem realizar fiscalizações voltadas para motos com ruídos excessivos. Poucos dias depois da publicação, as equipes voltaram às ruas — e a operação veio com força total.

Foto: Divulgação

A ação teve o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal, de agentes do 12º BPM (Niterói) e do programa Segurança Presente. Ao todo, foram abordadas 154 motocicletas, resultando em 16 autuações, quatro apreensões e duas notificações por escapamento adulterado.


Fiscalização tem foco em segurança e educação no trânsito

O presidente da Nittrans, Nelson Godá, destacou que o foco da operação é garantir a segurança e reduzir o incômodo sonoro que afeta moradores de diversos bairros da cidade.

“Na rotina do trânsito, é possível verificar diversas irregularidades cometidas por motociclistas. Muitos arriscam a própria vida ao não usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios, como o capacete. Nossas operações não têm intuito de atrapalhar os motociclistas que estão dentro da lei, mas coibir irregularidades que incomodam a população, como os barulhos excessivos, e que aumentam a gravidade em casos de acidente”, afirmou Godá.

Além da adulteração de escapamentos, os agentes também identificaram motos sem habilitação, sem placa e com documentação irregular.


Infrações e penalidades para escapamentos adulterados

As ações são itinerantes e percorrem diferentes regiões de Niterói. De acordo com o CTB, alterar o escapamento original da motocicleta é uma infração grave, punida com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Durante as abordagens, os condutores têm a oportunidade de substituir o escapamento adulterado pelo original, evitando a apreensão do veículo. A Lei Municipal 3.661/2021 respalda as ações da Prefeitura ao autorizar o combate à emissão excessiva de ruídos por veículos automotores.

“Não queremos retirar as motos das ruas ou atrapalhar o trabalho de quem depende delas. Esse não é o objetivo. Nossa ação é educativa. Os condutores que estão regulares são liberados”, reforçou o presidente da Nittrans.

Foto: Divulgação

Ação reforça combate à poluição sonora em Niterói

As motos com escapamentos alterados são uma das principais fontes de poluição sonora urbana, causando desconforto e reclamações em diversos bairros. Por isso, a Nittrans reforça que as blitzes têm caráter educativo e preventivo, orientando motociclistas sobre o cumprimento das normas de trânsito e a importância de respeitar o sossego público.

Além de reduzir o ruído, as operações ajudam a aumentar a segurança viária, prevenindo acidentes provocados por modificações ilegais nos veículos ou falta de equipamentos de proteção.